quinta-feira, julho 10, 2008

Marco Paulo, esta noite, no arranque das Festas de S. Bento em Santo Tirso

Advinha-se mais uma enchente nas Festas de S. Bento e muito por culpa de Marco Paulo. O popular cantor é um dos cabeças-de-cartaz da edição de 2008 das referidas festas, actuando esta noite, 10 de Julho (véspera de feriado municipal), na praça do município, às 22 horas.

Amanhã, no mesmo local e à mesma hora, o apelo é dirigido sobretudo aos mais jovens com o concerto dos Blasted Mechanism, a banda nascida há treze anos que se tem destacado no panorama musical pela sua imagem forte e extravagante e por um som caracterizada pela fusão de músicas do mundo. Em evidência estará, seguramente, o último disco do grupo, intitulado “Sound in Light”.

Já o concerto de 12 de Julho deve atrair novos e velhos, ou não fossem os “Anjos” uma das formações musicais mais consensual quanto a gostos de uns e outros. O duo formado pelos irmãos Nelson e Sérgio Rosado actua às 22 horas na praça do município.
Nas restantes noites festivas, a animação musical estará por conta das Tunas Académicas e dos intérpretes de Fados de Coimbra.

As Festas de S. Bento, uma romaria pagã, de raízes muito profundas, chamam anualmente à cidade de Santo Tirso devotos de todos os cantos do país. O programa das festas – que, este ano, decorrem entre os dias 9 e 13 de Julho – está repleto de actividades, onde o sagrado e o profano se interligam.

Amanhã, dia 11, como já é tradição, milhares de peregrinos, oriundos das freguesias de Santo Tirso e dos concelhos limítrofes, dirigem-se à Igreja Matriz de Santo Tirso para venerarem São Bento. Logo a partir das 5 horas, as estradas e vias enchem-se de caminhantes que vão cumprir as suas promessas. Perante este anormal fluxo de pessoas (ainda por cima tratando-se do feriado municipal), a Câmara Municipal já solicitou à PSP, GNR, PM e aos Bombeiros o reforço de meios no terreno.

Sem comentários: