quarta-feira, setembro 17, 2008

Homenagem ao comendador Manuel Maria Castro Alves

Bairro (Famalicão) vai homenagear este mês de Setembro a figura do comendador Manuel Maria Castro Alves, quando passam dez anos do seu falecimento (18 de Setembro). O auditório da fundação com o seu nome será o local escolhido para esta homenagem, a realizar no dia 27 de Setembro, através da qual se pretende reunir novos e sobretudo antigos alunos daquela instituição que se foi destacando pelo ensino artístico e em particular da música. O programa ainda não está fechado, mas é garantida a passam pelo palco da fundação da orquestra de cordas, do grupo de cavaquinhos do coro feminino bem como da participação do Orfeão Famalicense, entre outros momentos.

amanhã (18 de Setembro), celebra-se na Igreja Matriz de S. Pedro de Bairro, missa comemorativa do 10º aniversário do falecimento do comendador. A celebração eucarística está marcada para as 19 horas, sendo precedida, por volta das 18h40, da colocação de uma lápide em memória do homenageado.

Outrora mais conhecido por Centro de Arte e Cultura Popular de S. Pedro de Bairro, a fundação surge no início dos anos 70 da vontade de Manuel Maria Castro Alves. Apesar das suas origens humildes - ou talvez porque delas nunca se esqueceu - Castro Alves evidenciou-se por ter canalizado grande parte do que foi ganhando com a industrial têxtil, no ensino artístico. Era intuito do comendador proporcionar às crianças e jovens da sua terra o que ele não pudera usufruir na sua juventude.

Sem comentários: