terça-feira, abril 07, 2009

Festas da Vila em "casa nova" atrairam multidão



Completaram-se mais umas Festas da Vila das Aves quando passam cinquenta e quatro anos sobre a elevação de São Miguel das Aves a vila. Foi a sétima edição destas Festas reeditadas pela Junta de Freguesia presidida por Carlos Valente, após um interregno de vários anos e que na edição deste ano teve como novidade a deslocação do perímetro das mesmas para a Quinta dos Pinheiros, na zona de Paredes, facto que foi vincado pelo presidente da Junta na cerimónia ocorrida sábado de manhã, com a colocação de uma lápide à entrada para o recinto das festas: “com esta feliz deslocação para uma quinta que, ao fim de vinte anos, foi recuperada para a junta de freguesia, fica aqui uma demonstração de que também esta zona de Paredes, Freixieiro e Barca pertence à Vila e merece que olhemos por ela”, referiu na ocasião Carlos Valente.

O presidente da Junta vincou ainda todo um trabalho de equipa por parte do seu executivo que permitiu que o recinto correspondesse inteiramente ao que dele se esperava. De facto desde o arranjo dos muros, dos passeios envolventes e do acesso ao recinto, até à compactação do recinto, reparação da fonte da Areda, do lavadouro e do tanque, foi obra que poucos julgariam possível em tão pouco tempo. Felizmente, o tempo atmosférico veio ajudar e até uma chuva muito miudinha que caiu no sábado, na altura do descerramento da lápide e do lançamento de 54 foguetes, foi interpretada pelo presidente como “uma bênção do céu”.

O arraial que já ocorreu na noite de sexta-feira e que teve uma forte presença da população na noite de sábado, segundo todos os testemunhos recolhidos junto das associações e grupos que montaram barraquinhas no recinto, em nada desmereceu da mudança do local do centro para a periferia. Decorreu no Domingo à tarde o que se tornou já um motivo de cartaz e que prova que as associações, os grupos, as escolas e até os núcleos populacionais marcam presença imprescindível.
LEIA MAIS NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO ENTRE MARGENS, DIA 8 DE ABRIL NAS BANCAS

Sem comentários: