quinta-feira, dezembro 14, 2006

José Maia Vence Bienal de Arte Contemporânea de Aveiro



O artista natural de Santo Tirso, José Maia, foi o grande vencedor da 1ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Aveiro, com a Pintura Ilha. O pintor tirsense, que recentemente tinha feito uma exposição individual na cidade Aveiro mostrou-se surpreendido com o prémio.

Na cerimónia de entrega, o artista, para além de salientar a importância do evento, deu conta que a obra premiada pertence a uma série recente de pinturas a que chamou de Alien Garden, “envolvendo o uso de um ambiente paisagístico baseado na superfície do planeta Marte onde são colocadas imagens de plantas recortadas de pinturas da História de Arte Ocidental."

Pascal (escultura), Dalila Vaz (fotografia) e Inês Pessanha (desenho), foram os artistas galardoados com menções honrosas nesta Bienal de Arte que contou com mais de 500 obras a concurso num total de 258 artistas portugueses e estrangeiros.

José Maia nasceu em Santo Tirso em 1959 onde iniciou os seus estudos. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes do Porto onde recebeu o Prémio Augusto Gomes em 1984. Foi professor assistente nesta escola nas cadeiras de desenho e pintura e terminou o curso com 19 valores a pintura. Terminou o curso de pós-graduação na St. Martin's School of Art em 1987. Concluiu o Mestrado no Royal College of Art, Londres onde recebeu o prémio "Allen Lane Penguin Book Prize" pela sua tese de mestrado em 1989.

Seguiram-se anos de trabalho inteiramente dedicados à pintura com inúmeras exposições em Portugal e Inglaterra. Em 2001 regressa definitivamente a Portugal com a família. José Maia é actualmente professor do ensino superior e vai organizar em 2007 um Curso de Pintura para as pessoas de Santo Tirso.

Nota: Imagem de um dos trabalhos da exposição realizada por José Maia em Vila das Aves, em Outubro de 2005. Mais pormenores, na próxima edição do Entre Margens, nas bancas a 28 de Dezembro de 2006

Sem comentários: