
No Centro Cultural de Vila das Aves sobe ao palco, amanhã à noite (17 de Fevereiro), a peça Auto dos Físicos da autoria de Gil Vicente, com encenação de José Leitão. Levado à cena pelo Teatro Construção, o espectáculo, promovido pela Câmara de Santo Tirso, tem início marcado para as 21h30.
José Leitão, o encenador, interroga-se sobre o que nos diz hoje de diferente o autor do Auto dos Físicos: “Que os padres, como homens que são, estão sujeitos a todos os defeitos e virtudes da sua condição?; Que o amor também lhes toca, embora por juramento dele tenham abdicado?; Que nos físicos de então, médicos de hoje, há bons profissionais e charlatões?”. Escrito em 1524 por Gil Vicente, as interrogações do Auto dos Físicos mantêm-se actuais, fazendo do seu autor “ainda um homem do nosso tempo”. O encenador apresenta-nos o teatro de Gil Vicente como um “olhar atento sobre o homem e a sociedade, a farsa e o riso como meio de questionamento das debilidades do ser humano”.
TEATRO CONSTRUÇÃO
A companhia Teatro Construção é hoje o resultado da conjugação de esforços, de investimentos pessoais e da experiência acumulada de todos aqueles que estiveram na origem e consolidação do projecto. Esta companhia realizou até ao momento mais de três dezenas de espectáculos, destacando-se a selecção de obras de autores nacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário