segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Câmara de Santo Tirso coloca poetas em retiro conventual



Entre os dias 15 e 21 de Março, alguns poetas nacionais, desafiados pela Câmara de Santo Tirso, vão estar em retiro conventual. Fernando Echevarria, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Rosa Alice Branco e Maria João Reynaud são para já os nomes confirmados mas há ainda a possibilidade de, por exemplo, Ana Luísa Amaral (que ganhou recentemente o prémio literário Correntes d´Escrita com a obra “A Génese do Amor”) vir a integrar este grupo de poetas que durante uma semana estará em regime de clausura, distribuídos pelos Mosteiros de Singeverga e Santa Escolástica, na freguesia de Roriz, e no Mosteiro das Clarissas, em Vila das Aves.

Esta é, no entender de Castro Fernandes, a “grande inovação” da edição deste ano da iniciativa “A Poesia Está Na Rua”, que tem coordenação, pelo quarto ano consecutivo, do jornalista Alberto Serra. O arranque deu-se na noite do passado sábado, na Igreja da Reguenga, e prossegue até ao dia 21 de Março. Mais de um mês preenchido por diferentes iniciativas, enquadradas este ano no tema “Fé na Poesia”.

De acordo com Alberto Serra, aos poetas que estarão em retiro conventual não lhes é pedido qualquer produção literária, mas se o fizerem, tanto melhor. A ideia de permanência em regime de clausura durante uma semana surge do facto “de a poesia ter muito a ver com esta ideia de recolhimento”. A 21 de Março, “abrem-se as portas dos conventos”, explica o mesmo responsável, e nessa altura os poetas serão convidados a dar “público testemunho, através da poesia ou de outras formas de expressão escrita” dessa permanência no concelho em retiro conventual.

A data coincide com o encerramento de “A Poesia Esta Na Rua” que, ao contrário dos anos anteriores, não será assinalado com a habitual maratona de 24 horas de poesia, mas com o “Roteiro dos Conventos”, realizando-se em cada destes espaços do município iniciativas relacionadas com o evento, estando já programada para o Mosteiro de Singeverga uma homenagem ao poeta Daniel Faria, ali falecido a 9 de Junho de 1999, vítima de um lamentável acidente doméstico.


Texto completo na edição de 14 de Fevereiro do Entre Margens

Sem comentários: