quinta-feira, abril 26, 2007

Feira das Tasquinhas arranca amanhã

Abre amanhã, 27 de Abril, mais uma edição da Feira das Tasquinhas de Santo Tirso. O evento realiza-se, como habitualmente, na praça do município, e prolonga-se até dia 6 de Maio.

Organizado ininterruptamente desde 1996 pela Câmara de Santo Tirso, nesta 12ª edição, e segundo nota da Divisão de Comunicação da autarquia tirsense, participam “oito tasquinhas devidamente seleccionadas de entre os similares dos hoteleiros e mais duas na área da doçaria em representação das associações sem fins lucrativos do concelho”.

“Divulgar e promover a gastronomia da região, os restaurantes e os bons vinhos do concelho” é o objectivo da Câmara Municipal ao organizar esta Feira das Tasquinhas que, segundo a mesma fonte “já ultrapassou há muito, as fronteiras do município de Santo Tirso, sendo já uma referência a nível nacional”.

Na edição deste ano participam: a “Adega do Rodrigo” (Lamelas); a adega regional “O Escondidinho” (S. Mamede de Negrelos); o restaurante “Júnior” (S. Martinho do Campo); e os restaurantes “Mira Parque”, Pirâmide do Egito”, “S. Rosendo”, “Solar de S. Bento”, e “T’Ascas Bar”, de Santo Tirso. Todos eles, sublinha a autarquia, cumprem “escrupulosamente as regras de higiene e segurança exigidas pela Câmara Municipal”. Diariamente, das 12 às 24 horas, serão estas as “tasquinhas” responsáveis por dar a conhecer os pratos típicos da região e o bom vinho verde do concelho. Ao nível da doçaria, as habituais participações da Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente e a Irmandade e Santa Casa da Misericórdias de Santo Tirso.

À semelhança de anos anteriores, complementam o certame, a realização de uma mostra de vinhos verdes rotulados do concelho, de uma mostra de apicultura e ainda, de um programa de animação musical diário. Nos vinhos far-se-ão representar a Adega Cooperativa de Santo Tirso, a Escola Profissional Agrícola, a “Quinta das Covas” de Fernando A. Lopes da Silva, L.da (S. Tomé de Negrelos), a Quinta do Souto, de João Azeredo e Castro (S. Martinho do Campo), a “Quinta do Lago” (Vila das Aves e a Quinta de Gomariz (Sequeirô). Na apicultura, apenas a presença de Maria Júlia Coelho Machado (Rebordões).

Do programa de animação, destaque para as actuações dos “Amantes das Concertinas de S. Miguel do Couto”, do Grupo Folclórico de S. Martinho do Campo e para o artista de variedade, Serafim Ferreira, todos nos dia de abertura da feira. Entre o folclore e a música popular, a animação está assegurada até ao fecho desta 12ª edição da Feira das Tasquinhas, a 6 de Maio (consultar programa em www.cm-stirso.pt).

Sem comentários: