quarta-feira, abril 18, 2007

MONTE CÓRDOVA | PSD alerta para à falta de requalificação de vias estruturantes para a freguesia

Se “fora das épocas das chuvas os constrangimentos à circulação de veículos são enormes, durante a época das chuvas o arruamento fica intransitável”. Em causa estão os dois quilómetros que ligam Redundo a Cabanas, uma via estruturante da freguesia de Monte Córdova. Segundo nota o PSD de Santo Tirso, e depois da visita que efectuou àquela freguesia, a “rectificação e pavimentação” do traçado são “de extrema importância” de forma a “melhorar a mobilidade dentro da freguesia”.

Mas para já a “sorte” daquele arruamento é a mesma que tem calhado à ligação Couto / Valinhas: “mais uma via estruturante que há vários anos se encontra por rectificar e pavimentar. Também este arruamento que liga dois lugares assume grande importância, quer em termos de acessibilidades, quer em termos de mobilidade no interior da freguesia”, notam os sociais-democratas em comunicado de imprensa. No mesmo documento, e ainda no âmbito das acessibilidades, o partido chama ainda a atenção para o facto das estradas municipais 518 e 518-1 também não se apresentarem nas melhores condições, “sendo que em algumas zonas apresentam níveis gritantes de insegurança”.

Já no âmbito dos edifícios escolares, o cenário, tendo em conta o testemunhado pelo PSD, não é muito melhor. Fechada há vários anos, a Escola de Cabanas espera por obras de requalificações. “Na verdade, e apesar dos protestos da população local, passados que são vários anos e muitas promessas, o referido equipamento importante para as crianças que residem em Cabanas continua ao abandono”, refere o PSD, no seguimento de visita feita a Monte Córdova no final de Março. Recentemente, contudo, aquando da inauguração da Escola de Redundo, o presidente da Câmara anunciou para breve a realização de obras no referido edifício escolar.


Por sua vez, na Escola de Santa Luzia os sociais-democratas notam que a mesma, ao contrário do que a legislação em vigor obriga, “não possui recreio coberto, além de não estar dotado do respectivo parque infantil”. Para o maior partido da oposição na Assembleia Municipal, a autarquia deve conferir “prioridade á requalificação das escolas bem como ao seu apetrechamento tendo em vista uma efectiva integração social e desenvolvimento daqueles que são o futuro de Santo Tirso e do país”.

Sem comentários: