quarta-feira, novembro 14, 2007

Inauguração do Cemitério de Vila das Aves I



Teve a presença de muitos avenses, da família Araújo, proprietária do terreno - do dono da Combitur, a empresa a quem foi consignada a obra, da arquitecta que a projectou e de membros da vereação e da Assembleia Municipal, bem como de deputados da Assembleia e membros da Junta de freguesia, a tão esperada cerimónia da inauguração do novo cemitério que ocorreu no passado domingo, dia 12 do corrente, pelas 10.30.

Descerraram a lápide comemorativa do evento colocada no muro exterior, à entrada, os srs presidentes da Junta e da Câmara e, abertas as portas pelo engº Arantes, teve lugar a cerimónia da bênção pelo pároco, pe Fernando Abreu que logo ali agradeceu, em seu nome e da Igreja, esta oportunidade protocolar. Entoou o salmo responsorial do dia “Senhor, ficarei saciado quando surgir a vossa glória, Senhor, ficarei saciado” e procedeu ao ritual da Bênção para simbolizar, conforme se reza na oração respectiva, que aqueles que neste local venham a ser depositados possam encontrar aqui o descanso e a esperança da Ressurreição.

Após este acto de bênção o presidente doa Junta usou da palavra para dizer da satisfação e do alívio que lhe sai das costas pela resolução de um problema que muito preocupava os avenses e que a junta que dirige levantou logo no início do seu primeiro mandato, agradecendo penhoradamente os esforços da Câmara e do seu presidente para que hoje fosse possível esta inauguração. Na alocução que se seguiu do presidente Castro Fernandes vincou a grande abertura e receptividade que encontrou desde o primeiro momento por parte da Família Araújo, a começar pela D. Ermelinda, para entrar em negociação do terreno, negociação que acabou por envolver também os terrenos para a ligação da Avenida de Paradela a Cense, revelando que esta parcela em que foi construído este cemitério acabou sendo uma doação que em nada onerou a Câmara Municipal (esta afirmação mereceu mesmo uma ovação dos presentes, envolvendo a família doadora).

Sem comentários: