quinta-feira, dezembro 13, 2007

Aviscena estreia "O Incorruptível" no próximo sábado



O grupo de teatro Aviscena estreia no próximo sábado a peça “O Incorruptível”. Trata-se do seu mais recente espectáculo, cuja apresentação terá lugar no Centro Cultural de Vila das Aves. Com texto do dramaturgo Hélder Costa e encenação de Ismael Silva, “O Incorruptível” é “uma farsa sobre o passado, presente e futuro do quotidiano da classe política”, através da história de um político que não consegue ser corrompido.

De acordo com a sinopse do espectáculo, “O Incorruptível” dá-nos a conhecer “as aspirações frustradas e as dificuldades que um político encontra” pois não “consegue singrar na carreira” pelo facto de “não conseguir ser corrompido”. A isto, juntam-se ainda “os problemas com a esposa que pretende sempre mais” e a “subserviência ao presidente do partido”.

Os meandros da política são, deste modo, apresentados de «uma forma exageradamente satirizada» fazendo da peça “O Incorruptível” “um espectáculo para entreter e reflectir...”. “O Incorruptível”, com encenação e cenografia de Ismael Silva, conta com as interpretações de Jorge F. Costa e Jorge M. Costa (pai e filho). Colaboram ainda Fred Rompante (desenho de Luz) e Cristina Ferreira. Os figurinos são de Elisa Ribeiro.

TEATRO AVISCENA
Inicialmente designado por Avicena, o grupo de teatro teve a sua génese na Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Vila das Aves (actual EB 2/3), por iniciativa dos alunos do 9º ano que le-varam a cabo a apresentação do "Auto da Barca do Inferno". O sucesso deste primeiro espectáculo, dentro e fora do meio escolar, constituiu a rampa de lançamento do Aviscena que se constituiu como associação em 2001.

O grupo apresentou até ao momento mais de um dezena de espectáculos, entre os quais se destacam alguns dos mais importantes autos de Gil Vicente. O grupo encenou ainda textos de Federico García Lorca (“A Sapateira Prodigiosa”, 1995), de Miguel Torga (“O Mar”, 1996/1997), de Mário de Carvalho (“Se perguntarem por mim, não estou!”, 2002) e de Almeida Garret (“Falar Verdade a Mentir, 2003”), entre outros.

O grupo Aviscena tem como sócios fundadores Ismael David Pinto da Silva (actual presidente do grupo), Jorge Emílio Freitas Costa, Jorge Manuel Freitas Costa, Luís Américo Carvalho Fernandes, Paulo Jorge Sousa, Cristina Ferreira e Rui Miguel Pinheiro. Actualmente o grupo conta com cerca de 60 associados.

Sem comentários: