quarta-feira, abril 16, 2008

“Em termos de desenvolvimento, Famalicão está muito à frente de Santo Tirso"

ENTREVISTA COM ALTINO OSÓRIO, PRESIDENTE DA JUNTA DA PALMEIRA

Se tivesse que publicitar a freguesia do que falaria?
Em termos de atractivo turístico não existe muito. Temos a casa da Quinta do Passal com turismo rural, que é bastante visitada. Mas recomendo a Palmeira para morar. É uma freguesia em pleno crescimento e desenvolvimento e já tem as infra-estruturas necessárias. Há um planeamento. Existe muita procura para construção, o que é um bom sinal. De resto é uma freguesia calma, é uma aldeia.

Com descreveria um cidadão típico da Palmeira?
São pessoas que têm visão, sabem o que querem, são pessoas que sabem apontar o defeito e gostam de ajudar a melhorar. São pessoas pacatas, não são problemáticas. Gostam do seu sossego, porque estão habituadas a ele. Mas sobretudo são pessoas inteligentes

Sente-se mais próximo de Famalicão ou Santo Tirso?
É uma pergunta complicada! (risos) Eu sou de Santo Tirso, e gosto de Santo Tirso, mas sempre vivi mais em Famalicão. Principalmente pelo desenvolvimento que surgia, além disso os meus colegas de escola eram todos de Famalicão.

Acontece na Palmeira, tal como em outras freguesias, a migração de jovens para as cidades vizinhas? Por exemplo, os jovens saem da Palmeira para morar em Famalicão?
Sim, acontece muito, e também aconteceu comigo. Os jovens por norma casam e compram um apartamento, isto porque adquirir um terrenos e construir uma casa fica mais caro. Na Palmeira existe muito terreno, o problema é que estão na reserva agrícola, o que não ajuda nada. Estamos à espera da alteração do PDM. Mas é verdade que existe muito essa saída de jovens para Famalicão. Todos querem ir para lá, mas mais tarde acabam por voltar ou, pelo menos, querem voltar, o que é um sinal que gostam da freguesia.

Por que querem ir todos para Famalicão e não para Santo Tirso?
Em termos de desenvolvimento, Famalicão está muito à frente de Santo Tirso. Não vale a pena vir com dados ou com o quer que seja, está à vista de toda a gente! Para mim, basta olhar. Por que querem ir para lá? A construção é mais barata, há mais desenvolvimento, e todos sabemos que onde há desenvolvimento é para onde as pessoas vão, sempre foi assim!

Por que é que Famalicão está muito à frente de Santo Tirso?
É fácil. Tem a ver com a organização e gestão do próprio concelho, mas toda a gente sabe disso. Agora tem é que se saber por que é que num lado se consegue poupar e no outro não se consegue? Geograficamente têm as mesmas condições, estão a 7 km uma da outra e estão perto do Porto e de Braga. Por que é que então Famalicão consegue e Santo Tirso não?!


Leia mais no suplemento especial sobre a freguesia da Palmeira, nas bancas com a Edição de 16 de Abril de 2008 do Jornal Entre Margens

Sem comentários: