sexta-feira, outubro 17, 2008

Quinta dos Pinheiros na posse da Junta de Vila das Aves… vinte anos depois

Praticamente duas décadas depois, a Junta de Freguesia de Vila das Aves tomou posse da Quinta dos Pinheiros. Não de toda “a quinta”, mas uma parte considerável da mesma, 20 mil metros quadrados. “É um belíssimo acordo” considera o presidente da Junta, Carlos Valente.

A assinatura da escritura de doação foi feita no passado dia 8 de Outubro – “um dia histórico para a freguesia”, diz Valente – cumprindo-se assim o acordo definido em tribunal pelo Junta das Aves e a Fundação Augusto Garcia, em Abril de 2006. Desde então e perante os “recuos” do então proprietário dos terrenos em assinar o referido acordo, a Junta chegou a temer o pior, mas os últimos acontecimentos, acredita Valente, vieram pressionar a assinatura do mesmo.

Com o anuncio da homenagem que a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila das Aves resolveu prestar a Augusto Garcia, a Junta de Vila das Aves entendeu que deveria fazer alguma coisa, uma vez que o homenageado “há 20 anos” que estava “em falta para com a população de Vila das Aves”. Desta “falta” e de todo o processo que o opunha à Junta de Vila das Aves tiveram conhecimento a Governadora Civil do Porto, o capelão dos bombeiros voluntários bem como o comandante da corporação local, pois entendeu a Junta prestar esses mesmos esclarecimentos.

Para além disso, preparava-se o executivo liderado por Carlos Valente para distribuir por todas as famílias avenses um comunicado onde se dá conta dos contornos do processo em causa e onde se apelava para que a 12 de Outubro os avenses comparecessem no novo edifício da Junta de Vila das Aves para que em conjunto se decidisse o que fazer no sentido de “fazer sentir ao homenageado, sr. Augusto Garcia, que está em falta com a autarquia local”, e para que o “património em dívida ao povo de Vila das Aves” fosse “reposto de imediato”. Foram impressos três mil comunicados, mas poucos, muitos poucos, foram distribuídos pois, entretanto, o desejado acordo entre a Junta de Freguesia e a Fundação Augusto Garcia foi assinado, ou, por outras palavras, a Junta de Vila das Aves tomou posse efectiva de 20 mil metros quadrados da Quinta dos Pinheiros.

Recorde-se que a Quinta dos Pinheiros tem cerca de 33 mil metros quadrados, ou melhor, tinha, já que entretanto Augusto Garcia adquiriu uns terrenos nas proximidades da mesma, aumentando-a em mais cinco mil metros quadrados, mais coisa menos coisa. Para além dos 20 mil metros quadrados que agora estão na posse da freguesia, 18.542 são doados à Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila das Aves, facto – mais um – que contribuiu para a homenagem prestada a Augusto Garcia no último domingo.


A Junta de Freguesia não fica com a quinta por inteiro mas o acordo agora firmado é, no entender do presidente da Junta um bom acordo, que tem ainda a mais valia de “dispensar” a opinião do antigo proprietário sobre o que fazer do terreno. De acordo com o estabelecido no anterior contrato-promessa, a doação seria feita mediante algumas condições, entre as quais a de que a quinta estaria destinada à criação de um parque de lazer e para atingir esse desígnio seria criada uma comissão composta por vários elementos, entre os quais o doador (ou seu representante).


O que fazer com a Quinta dos Pinheiros? Este é o debate que se segue, sendo quase certo que a Junta, por sí só, poucas hipóteses terá de fazer grandes investimentos naquele terreno. Mas “a Câmara Municipal de Santo Tirso, se quiser, pode ter ali um papel fundamental”, diz o presidente da Junta. Para já, avança com a limpeza do terreno.

Sem comentários: