sexta-feira, abril 17, 2009

Concerto do baterista João Lencastre esta noite no Centro Cultural



Esta noite (17 de Abril), o jazz regressa ao Centro Cultural pela mão do baterista João Lencastre. Depois da actuação, em Fevereiro último, do guitarrista Pedro Madaleno, é a vez do João Lencastre Group se apresentar em Vila das Aves no âmbito do segundo Ciclo de Jazz. Em palco, e para além de João Lencastre estarão os músicos Demian Cabaud (contrabaixista argentino que já se apresentou no Centro Cultural no âmbito do mesmo ciclo e que voltará em Setembro deste ano), João Paulo (piano e acordeão) e João Moreira (trompete). O concerto do João Lencastre Group, com início às 21h30, tem entrada livre.

João Lencastre começou a tocar bateria aos 13 anos, entrando para a escola do Hot Clube em 1995 onde teve como professores Bruno Pedroso e Carlos Vieira. Ao longo de década e meia, o baterista colaborou, tanto em concerto como em estúdio, com figuras de destaque do jazz nacional e internacional.

Em 2007 grava o seu primeiro disco, intitulado “One!” na companhia do pianista Bill Carrothers, do trompetista Phil Grenadier, do contrabaixista Demian Cabaud e ainda do guitarrista André Matos, num colectivo que responde por João Lencastre’s Communion. O baterista consegue assim “reunir no seu grupo um conjunto notável de talentos nacionais e internacionais”, segundo escreve o diário “Público” no suplemento Ípsilon (21 de Dezembro de 2007), que elege “One!” como um dos melhores discos de jazz publicados nesse ano.

Com este mesmo projecto João Lencastre editou em Fevereiro deste ano o segundo disco, intitulado “B-Sides” onde conta com a participação de David Binney, Phil Grenadier, Thomas Morgan, Leo Genovese e Jeremy Hudden.

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar da seca de meia-hora (um pedido de desculpas não ficaria mal a niguém), este foi sem duvida o melhor concerto de Jazz a que assisti no Centro Cultural, ainda não tenha assistido a todos.
Aquela coisa do "groove" que ninguém sabe explicar muito bem o que é, sentiu-se do início ao fim do espectáculo. O público aplaudiu de pé João Lencastre e os restantes músicos e outra coisa não seria de esperar. Uma borla destas não se encontra assim, ao virar da esquina. Voltem sempre....