sexta-feira, maio 08, 2009

Guitarrista australiano na abertura do Festival de Santo Tirso

Da Austrália chega-nos amanhã, 9 de Maio, o guitarrista Tommy Emmanuel. O instrumentista, que conta já com um carreira de mais de quatro décadas, faz as honras de abertura de mais uma edição do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso que cumpre este ano a sua 16º edição. O concerto de Tommy Emmanuel realiza-se no auditório António Padre António Vieira, nas Caldas da Saúde, com início marcado para as 21h45. Os bilhetes custam 15 euros. O certame prolonga-se até ao final do mês e inclui a realização de oito concertos e de um workshop.

O guitarrista Australiano - uma das figuras mais importantes do momento - começou a tocar a guitarra aos quatro anos de forma autodidacta e aos seis já era músico profissional. Nos anos 60, junto com os seus irmãos formou a banda The Trailblazers, com a qual chegou a gravar um álbum. Entre meados dos anos 70s e princípios dos 80s, fez parte dos Dragon, e participou em gravações dos Air Supply, Men at Work e muitos outros músicos. Em 1987, os Dragon acompanharam a tournée de Tina Turner “Break every Rule”. Em 1996, gravou “The Day the Finger Pickers Took Over the World”, com Chet Atkins, pela qual recebeu a sua primeira nomeação aos Grammy. Em 2000 actuou (com o seu irmão Phil) na Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Sidney.

Em 2007 foi votado um dos três artistas favoritas dos leitores da Acoustic Guitar Magazine. Foi também votado “Most Popular Guitarist” da Revista Rolling Stone (Austrália) em dois anos consecutivos. Em 2008 foi lançado o CD/DVD “Center Stage”, que contém temas clássicos e alguns inéditos.Tommy Emmanuel já partilhou o palco com centenas de lendas da música, incluindo Chet Atkins, Les Paul, Keith Urban, Eric Clapton, Sir George Martin, Tina Turner, Joe Walsh, Stevie Wonder, Nokie Edwards e muitos outros. Para além disso, organiza anualmente os concertos “Tommyfest”, nos quais diversas estrelas internacionais participam num evento de quatro dias de música. Com mais de dezasseis gravações, Tommy Emmanuel é também produtor discográfico e arranjador. Como docente, lecciona workshops e master classes regularmente.

O festival de Guitarra prossegue a 15 de Maio com o concerto do músico italiano Aniello Desiderio, no Museu Municipal Abade Pedrosa

Sem comentários: