quinta-feira, setembro 17, 2009

Contrabaixista Demian Cabaud regressa ao Ciclo de Jazz do Centro Cultural



Depois das actuações do guitarrista Pedro Madaleno (Fevereiro), do baterista João Lencastre (Abril) e do pianista Rui Caetano (Junho) a segunda edição deste ciclo, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso volta a receber Demian Cabaud (dia 18 de Setembro, às 21h30). O contrabaixista será acompanhado neste concerto por Jure Pukl (no saxofone) e Marcos Cavaleiro (na bateria). Neste espectáculo serão interpretadas algumas composições originais entre incursões pela improvisação.

Demian Cabaud nasceu em Buenos Aires, Argentina, em Dezembro de 1977. Iniciou os seus estudos musicais em 1996 no Instituto Tecnológico de Musica Contemporânea (Buenos Aires) onde completou o curso de Música Popular Americana em 1999. Em 2000 começou a estudar contrabaixo com Hernan Merlo e, no ano seguinte, com o maestro Miguel Angel Villaroel, 1º contrabaixo da Orquestra Filarmónica de Buenos Aires. É, no entanto, neste ano que recebe uma bolsa de estudo da Berklee College of Music, Boston, EUA, onde obteve o seu Diploma em Professional Music em 2003.

A sua experiência como contrabaixista inclui actuações em diferentes festivais de jazz realizados na Europa e nos Estados Unidos. A residir em Lisboa desde 2004, Demian Cabaud é membro da Orquestra de Jazz de Matosinhos e é colaborador habitual da cantora Maria João. Participou na gravação de vários discos e, como líder, editou em 2008 o CD Naranja. O seu segundo álbum sairá ainda este ano.

Sem comentários: