domingo, novembro 22, 2009

“Aos 15 anos cheguei a um ateísmo convicto, Deus não podia existir”



Em 2002, a RTP, numa reportagem do jornalista Alberto Serra, dava a conhecer a história da Irmã Raquel Silva, que aos 24 anos se decidiu por uma vida religiosa contemplativa. Natural de Vila do Conde, Raquel Silva, ‘guiada por Deus’ encontrou no Mosteiro da Visitação o lugar onde viria a permanecer em clausura até aos dias de hoje. Depois de tornada pública a sua história, foram muitos os que a desafiaram a deixar o seu testemunho em livro. E “Uma atracção Irresistível” aí está. O livro é apresentado esta tarde, (Domingo, 22 de Novembro, às 17h30) por D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa, no mosteiro de Vila das Aves. Ao Entre Margens, a mais jovem das monjas do Mosteiro da Visitação, actualmente com 33 anos, revela-nos parte da sua história em entrevista a publicar na próxima edição.

Um excerto:

Consegue precisar o momento em que se sente chamada por Deus?
Foi aos 24 anos. Não é fácil de explicar. Tinha acabado de me deitar, num dia normalíssimo como qualquer outro, e a determinado momento eu senti um desejo espontâneo de me consagrar inteiramente a Deus. Uma entrega total a Ele. E era como uma atracão irresistível, daí o título do livro. Apesar de nunca ter tido esse desejo até então, agora que o sentia era como se ele sempre lá estivesse. Eu simplesmente não resisti a esse apelo.

Mas antes de sentir esse apelo, alguma coisa no seu percurso anterior de vida indiciava essa aproximação a Deus?
Não, eu era muito diferente. Para se perceber como se enquadra esse chamamento é preciso voltar um bocadinho atrás. Eu fiz a primeira comunhão aos 10 anos, mas logo aos 12 afastei-me da Igreja, deixando de me confessar. Comecei a pensar que bastava pedir perdão directamente a Deus e que não era preciso confessar-me a um sacerdote e abandonei a confissão.
Nessa altura, tinha um fascínio muito grande pela ciência, eu desejei seriamente ser astrónoma e isso acabou por me levar a ter uma visão materialista da realidade, só acreditando no que poderia ser medido e comprovado. De maneira que aos 15 anos cheguei a um ateísmo convicto, Deus não podia existir. Não adiantou nada a família insistir comigo, de que Deus existia. Eu continuei convicta de que era impossível. Mas apesar de eu ser ateia os meus pais obrigavam-me a ir à missa. Ia contrariadíssima, de braços cruzados, ansiosa que a missa acabasse, sempre a olhar para relógio.


Entrevista na íntegra na edição de 25 de Novembro do Entre Margens.

Sem comentários: