quinta-feira, dezembro 10, 2009

Feira de Arte no Centro Cultural até Janeiro do próximo ano



A Câmara de Santo Tirso em parceria com a GESTO - Cooperativa Cultural promovem a partir de amnhã, 11 de Dezembro, uma Feira de Arte. Esta iniciativa terá lugar no Centro Cultural de Vila das Aves, onde permanecerá até dia 15 de Janeiro do próximo ano. Nesta exposição e venda de produtos culturais podem encontrar-se pinturas, gravuras, serigrafias, livros, discos objectos de design, mas também artesanato e doçaria tradicional.

Esta iniciativa surge no âmbito do movimento cultural IDENTIDADES e da “teia de relacionamento intercultural” desenvolvida desde 1996 a partir do Porto com pessoas e instituições não apenas de Portugal, mas também de Moçambique, Cabo Verde e Brasil.
Segundo refere a autarquia em comunicado de imprensa, a partir de um grupo de docentes e estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do apoio da GESTO - Cooperativa Cultural, o movimento foi estabelecendo “uma complexa teia cruzada de relacionamento entre um considerável número de artistas, estudantes e professores de arte, interventores culturais e no desenvolvimento, entre comunidades locais e instituições educativas e culturais, que aproximaram vivências, experimentações, práticas e saberes, ideias e utopias”.

Em grande parte provenientes de diferentes países, como reflexo da “teia de relacionamento intercultural” do movimento IDENTIDADE, alguns dos produtos culturais em exposição nesta Feira de Arte têm, porém, proveniência local, mostrando-se, desta forma,
o que de mais representativo se faz no município de Santo Tirso e concelhos vizinhos, em diferentes áreas, desde a doçaria tradicional aos objectos de design.

Assim, podem encontra-se nesta Feira de Arte trabalhos de Cristina Vilarinho, de Ana Maria Antunes e José Maria Ferreira, bem como do Mosteiro de Singeverga, Mosteiro de Santa Escolástica de Roriz e da Escola Agrícola Conde S. Bento.

Sem comentários: