quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Residência sénior de Santa Cristina do Couto é inaugurada no próximo sábado



O Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, desloca-se no dia 27 de fevereiro, a Santo Tirso para presidir, às 16 horas, à cerimónia de inauguração da Residência Sénior. Aberto desde 1 de Julho de 2009, este novo equipamento social é inaugurado com a sua lotação já esgotada.

Com sede em Santa Cristina do Couto, este novo equipamento social, propriedade da Cerlar, Serviços de Geriatria, L.da, rapidamente preencheu a sua capacidade de acolhimento de três dezenas de idosos. “Esta completamente cheio” confirmou ao Entre Margens o enfermeiro Fernando Marques do conselho de gerência da Cerlar. “Apesar de acharmos que Santo Tirso tem uma série de apoios sociais, o que temos vindo a verificar é que são precisos mais”, afirmou o mesmo responsável. Para Fernando Marques, são este o tipo de “respostas sociais” que as pessoas mais precisam daí que a “procura continua a ser imensa”.

O diretor técnico da Cerlar, o enfermeiro José Torres, diz-se inclusive surpreendido com a rápida resposta da população, mais ainda quando em causa está um produto “relativamente barato tendo em conta as suas condições físicas”. Ou seja, os valores em causa ultrapassam os mil euros mensais. “l250 a 1550 de mensalidade, dependendo do grau de dependência e se o utente está em quarto individual ou quarto duplo”, explicou ao Entre Margens José Torres. O mesmo responsável congratula-se ainda pela cooperação da Segurança social: “foi excelente, porque demos uma resposta bastante positiva a um conjunto de pessoas que necessitavam de uma solução e a Segurança Social prontificou-se acordar um custo e hoje temos residentes que são da responsabilidade da instituição, o que muitos nos agrada”. De referir que os utentes deste empreendimento não provêem todos de Santo Tirso mas também do Porto e Gaia entre outras zonas.

A Residência Sénior S. Rosendo custou cerca de um milhão e meio de euros e tem mil e 900 metros quadrados de área construída. Para isso, a Cerlar contou com os apoios da Câmara Municipal de Santo Tirso mas também do Estado em cerca de 145 mil euros, a atribuir no âmbito do Programa de Apoio ao Investimento (PAIES) em Equipamentos Sociais (programa de incentivo ao investimento privado).

LEIA MAIS NA EDIÇÃO DE 25 DE FEVEREIRO DO ENTRE MARGENS

Sem comentários: