quinta-feira, abril 01, 2010

Todos à festa… e ao cortejo Pascal



Desde já tome note: o espetáculo musical reservado habitualmente para a noite de sábado, acontece este ano na noite de domingo, dia 4 de abril. Não há cortejo de carros alegóricos, mas há cortejo pascal. Na segunda-feira à tarde, faça-se gazeta ao trabalho, e junte-se ao espetáculo de folclore no recinto das festas da vila

Quis o calendário que este ano o 4 de Abril (data da elevação a vila da freguesia das Aves) coincidisse com o dia de Páscoa. De resto, e a título de curiosidade, em 1955, a notícia da elevação a vila chegava em plena Semana Santa o que nem sequer inibiu que se celebrasse o feito com uma largada de foguetes. E se, na atualidade, a celebração pascal é já um ‘acontecimento’ em Vila das Aves de há alguns anos a esta parte, também o são as Festas da Vila.

O adiamento das festas chegou a estar “em cima da mesa”, segundo revelou Carlos Valente ao Entre Margens, mas o entendimento a que chegaram Junta de Freguesia e paróquia local fez com que se respeitasse o calendário, tendo a organização das mesmas feito algumas alterações ao formato habitual, de forma a respeitar o calendário religioso.

Desde logo, abdicando do cortejo de carros alegóricos representativo do movimento associativo local que todos os anos desfilava pelas ruas da freguesia nesta data. Mantém-se o cortejo, sim, mas o pascal. Este integra o programa das festas, e tem saída prevista para as 19 horas, ou seja, uma hora depois do compasso marcar presença na sede da Junta de Freguesia. Concluídas as cerimónias religiosas, começa a animação musical no recinto das festas, na Quinta dos Pinheiros. É de resto para a noite de domingo (e não sábado, como em anos anteriores) que está reservado o ponto alto da iniciativa, com a subida palco, a partir das 21h30, dos grupos “Generation Gap”, “Duplo Som” e da cantora Maria Adelaide. Mas a grande atração vai mesmo para a atuação dos avenses Lacraus. O domingo encerra com uma “magnífica sessão de fogo de artifício”.

Na segunda-feira, dia 5, a festa prossegue, principalmente a partir das 15 horas. Ficam reservadas para este dia e hora as actuações dos agrupamentos de folclore da freguesia, nomeadamente do Grupo Etnográfico das Aves, do Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado e do Grupo Folclórico de Santo André de Vila das Aves.

LEIA MAIS NA EDIÇÃO DE 1 DE ABRIL DO ENTRE MARGENS (SUPLEMENTO)

Sem comentários: