terça-feira, setembro 07, 2010

Pintura de Emerenciano retrata escritores

É inaugurada, no próximo dia 10 de setembro (sexta-feira), às 17 horas a exposição “Retratos de Escritores. Pintura de Emerenciano" , no Centro Cultural De Vila das Aves.

Depois de durante seis meses o CCVA ter promovido a “Comunidade de leitores”, onde diferentes obras de diversos escritores nacionais e estrangeiros foram debatidos, Emerenciano socorre-se desses autores e dá-lhes a parte visual. O resultado é «Retratos de Escritores».

O Entre Margens acompanhou algumas das sessões da Comunidade de Leitores que podem ser consultadas aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Esta exposição conta igualmente com texto de António Oliveira, o coordenador da Comunidade de Leitores onde Saint-Exupéry, Jorge Amado, Eugénio de Andrade, Luandino Vieira e Fernando Pessoa foram alguns dos escritores em destaque e que surgem agora retratados por Emerenciano num encontro entre a escrita (também ela visual) e a pintura.

«A contribuição do artista plástico, através dos retratos, possibilitou que o seu toque pessoal se assumisse, pelo que se salienta aqui o valor estilístico e expressivo da pintura», escreve António Oliveira a propósito do trabalho desenvolvido por Emerenciano.

Sem comentários: