Esta quinta-feira, 21 de outubro, inaugura no átrio da Câmara Municipal a exposição “Santo Tirso e o advento da República”. Uma exposição documental que é também uma homenagem “aos primeiros republicanos de Santo Tirso”, promovida no âmbito das comemorações do centenário da República.
Com esta iniciativa pretende-se assinalar “os factos, momentos e pessoas que levaram ao aparecimento da República em Santo Tirso”, sem no entanto esquecer “a luta empreendida pelo movimento republicano contra a monarquia na imprensa diária, nos comícios e nas sedes do poder”.
Em 1910, a revolução do 5 de Outubro, prontamente se estenderia ao país, que a recebeu por telegrama tendo sido nomeado, para Santo Tirso, um administrador civil e formada uma Comissão Municipal para conduzir o concelho no novo regime.
Promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, a exposição “Santo Tirso e o advento da República” reporta-nos para estes e outros factos relacionados com a implantação da república. A inauguração está marcada para as 18 horas de quinta-feira, mantendo-se a mostra patente no átrio da Câmara Municipal até dia 10 de novembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário