terça-feira, fevereiro 01, 2011

Casa da Galeria: passa o melhor cinema de 2010

Terminado o ciclo de cinema a Agnés Varda, a proposta da Casa da Galeria para ver durante este mês passa pela exibição dos dez filmes mais marcantes de 2010.

As sessões realizam-se no primeiro sábado de cada mês, às 16 horas, no auditório da Casa da Galeria. O primeiro filme a ser exibido, no dia 5, será “Shirin” de Abbas Kiarostami. O realizador encena "A História de Khosrow e Shirin", um poema persa do século XII sobre os amores de uma princesa arménia pelo rei da Pérsia e sobre o triângulo amoroso que se forma quando Shirin conhece Farhad.



Essa encenação é seguida pelo olhar de 114 mulheres sentadas numa sala de espectáculos - 113 actrizes iranianas de quatro gerações e 1 europeia, Juliette Binoche. Tudo o que acontece naquele palco é vedado ao espetador, que apenas vê a beleza daquelas mulheres, os seus rostos e suas emoções: o choro, o riso, o prazer e o sofrimento. "Shirin" é uma homenagem pessoal e consciente do realizador a todas as mulheres do mundo, mas muito especialmente às mulheres iranianas que sempre foram vistas em segundo plano.

Ainda na Casa da Galeria, realiza-se nos dias 19 e 26 de fevereiro, e 5 e 12 de março, o segundo workshop de fotografia orientado por Ivo Godinho. Tal como no primeiro curso, este destina-se a todos que gostam de fotografia, e pretende aumentar os conhecimentos teórico-práticos na Composição. É necessário ter máquina fotográfica digital. As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas na recepção da Casa da Galeria, mediante pagamento, até dia 12 de fevereiro.
Mais informações em: www.casadagaleria.com; info@casadagaleria.com ou através do telef.: 252 856 298, de terça a Sábado, entre as 15h e as 19h.

Sem comentários: