sexta-feira, julho 22, 2011

Malha do centeio: o regresso às tradições rurais em Vila das Aves

À semelhança do ano anterior, a Associação de S. Miguel Arcanjo, de Vila das Aves, promove este sábado (23 de julho) a realização de uma tradicional malha de centeio. A iniciativa terá lugar na Quinta do Rio Berto, sita no lugar do Cruzeiro, e os trabalhos começam às 14h30.

A malha do centeio perdeu-se no tempo, sucumbida que foi aos avanços da tecnologia. Perdida, mas não esquecida. E por isso vai sendo recriada por aqueles que dela ainda guardam memórias.

Outrora obrigação da labuta diária nos campos dos lavradores, a malha do centeio transforma-se, nos tempos modernos, num pretexto para reunir os amigos num lugar improvável: a eira. Não será preciso recuar muitos anos para aquilo que hoje chamamos de tradição rural, fosse uma prática comum na vida de um lavrador.  

Os chapéus de palha, os lenços vermelhos ao pescoço, os socos, os manguais, os engaços… Os rostos tisnados pelo sol, as mãos espigadas de cicatrizes, os fardos de centeio, as longilíneas e douradas espigas que o astro rei fez rebentar de cor... Está tudo pronto para o ritual dos tempos idos. Amanhã, em Vila das Aves, numa iniciativa da mais antiga das associações da freguesia.

Sem comentários: