segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Aves ganha e sobe ao segundo lugar

O Aves venceu por 3-1 o Belenenses e conseguiu subir ao segundo lugar em igualdade pontual com o Moreirense, que não foi além de um empate na deslocação a Freamunde. Pela primeira vez na temporada, os avenses estão em posição de subida. No próximo sábado, jogo grande na Figueira da Foz, no confronto com a Naval que tem menos um ponto que os avenses e foi ganhar (0-2) à Covilhã.
(clique aqui para guardar)

O jogo começou praticamente com o golo do Belenenses. Livre junto à linha lateral e no enfiamento da área. Miguel Rosa (4’) cobra e o central Rafael Santos, no miolo da área, sobe mais alto e cabeceia para o fundo das redes de Marafona.

A partir daí o Aves tomou conta do jogo e criou inúmeras situações de perigo junto à baliza da turma de Belém. Primeiro foi Pedro Pereira (9’) que serviu Vasco Matos que, em boa posição para o remate, optou por tentar servir Pires mas a jogada foi anulada pela defensiva contrária. Aos 20’ uma grande jogada de Pires do lado direito do ataque faz um cruzamento/remate a que Coelho se opôs com dificuldade. Logo no minuto seguinte, Vasco Matos cruza e o central de Belém alivia mas quase faz autogolo. Na sequência do canto, Nelson Pedroso, no bico da área, remata às malhas laterais.

Com o Aves balanceado para o ataque, acontece (24’) um lance polémico com Vasco Matos a ganhar posição no miolo da área e a parecer ser impedido de jogar por um defesa, mas Duarte Gopmes assinalou falta a favor do Belenenses.

O golo avense surgiria pouco tempo depois e também num lance de bola parada. Canto cobrado por Nelson Pedroso (39’), a defensiva alivia, mas a bola sobra para Bishoff, na zona de penalty, que cabeceia para a frente e junto a ao poste direito da baliza, João Pedro emenda de cabeça para o fundo das redes.

Dois minutos depois um dos momentos do jogo. A bola é metida em profundidade para o ataque e para Pires que ao ver a saída de Coelho tenta fazer um chapéu, mas o guardião defende com as mãos apesar de estar fora da área. A falta dá vermelho direto ao guarda-redes azul.

Logo a seguir, Bishoff, de fora da área, em jeito, remata para defesa de segura do guardião recém entrado, Paulo César.

No reatamento, o Aves mantém a toada procurando a vantagem no marcador. Vasco Matos (54’), numa excelente incursão, do lado esquerdo, cruzar e Pedro Pereira chega ligeiramente atraso quando era só preciso encostar a cabeça para o fundo das redes.
Cinco minutos depois novo lance de ataque e num cruzamento tenso, Pedro Pereira, já no chão, acaba por desviar a bola com a mão, com Duarte Gomes a assinalar a marca da grande penalidade que Pires converte.

A partir daí o jogo claramente perdeu qualidade, mas foi o Aves quem voltou a estar perto do golo (68’) quando Vasco Matos a cruza do lado direito e Pedro Pereira, em boa posição, apenas “penteia” a bola.

A partida saiu em toada morna, mas o Belenenses teve a sua melhor oprortunidade já perto do final da partida quando Miguel Rosa (87’), isolado frente a Marafona, no interior da área, a remata por cima da baliza de Marafona.

O Aves sentenciou a partida já no período de descontos quando aproveitou o balanceamento da equipa de Belém do ataque e num contra ataque, Pedro Pereira, em frente ao guardião,  remata, mas a bola ainda bate em  Paulo César, mas acaba por entrar na baliza apesar da tentativa de Viegas de retirar a bola. 
TEXTO: CELSO CAMPOS

FICHA TECNICA
Aves, 3 - Belenenses, 1
Aves: Marafona, Tiago Valente, Ricardo Chaves (Pedro Cervantes, 60’), Romeu (Ricardo Martins, 84’), Pedro Pereira, Pires, Geraldes, João Pedro, Vasco Matos, Bischoff (Tito, 79’) e Nelson Pedroso. Belenenses: Coelho, Duarte Machado, Pedro Ribeiro, Miguel Rosa, Fernando Ferreira, Rui Varela, Insa Sagna, André Pires (Paulo César, 43’), Rodrigo António, Rafael Santos (Leo Kanu, 33’) e Victor Silva (Viegas, 68’). Golos: Miguel Rosa (04’), João Pedro (39’), Pires (59’ g.p.), Pedro Pereira (90+4’). Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa). Cartões amarelos: Pedro Ribeiro (59’), Bischoff (62’), Inga Sagna (81’), Fernando Ferreira (89’), Geraldes (90’). Cartão Vermelho: Coelho (41’)

Sem comentários: