sexta-feira, maio 17, 2013

SANTO TIRSO // CANDIDATURA

CÂMARA VAI CANDIDATAR
MOSTEIRO DE 
SANTO TIRSO 
PATRIMÓNIO MUNDIAL
DA HUMANIDADE

A Câmara Municipal quer candidatar, ainda este ano, o Mosteiro de Santo Tirso a Património Mundial da Humanidade. As razões que levam a autarquia a dar início a este processo são apresentadas na próxima segunda-feira, em conferência de imprensa a realizar no Museu Municipal Abade Pedrosa, precisamente um dos espaços autónomos do mosteiro.

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o Mosteiro de Santo Tirso está implantado na margem esquerda do rio Ave, numa área de grande valor natural e paisagístico. O mesmo foi fundado em 978, sendo por isso anterior à nacionalidade. Tendo adotado a regra beneditina no século XIX, veio a desempenhar um importante papel no âmbito da Congregação Beneditina de Portugal. O Mosteiro de Santo Tirso, sublinha a Câmara Municipal, “foi e é um monumento fundador, agregador e dinamizador, com valores de excecionalidade e integridade reconhecidos por inúmeros historiadores, que o estudaram e continuam a estudar”.

A candidatura será feita ao Comité Nacional da Unesco a quem compete apresentá-la posteriormente ao Comité Internacional. 

Sem comentários: