sexta-feira, agosto 09, 2013

AUTARQUIA ESTÁ CONTRA 
A DEVOLUÇÃO DO HOSPITAL 
DE SANTO TIRSO 
À MISERICÓRDIA

Em comunicado divulgado esta tarde, a Câmara de Santo Tirso diz-se surpreendida pelas notícias vindas ontem a público que dão conta da intenção do Estado de devolver dez hospitais às misericórdias, de entre os quais o de Santo Tirso. Processo em relação ao qual, a autarquia diz-se liminarmente contra, pois entende-o como uma “estratégia de esvaziamento progressivo dos serviços públicos disponibilizados no concelho”.

Realçamos que a Câmara Municipal de Santo Tirso nada tem contra a Misericórdia, mas entendemos que esta entidade não tem capacidade para gerir um hospital com a magnitude do Hospital de Santo Tirso” alega a autarquia no mesmo comunicado.

Pelo meio, a Câmara Municipal vai dizendo que “nunca foi ouvida neste processo” e deixa críticas à atuação do atual governo face a outros dossiês acordados com o governo de José Sócrates: “de facto, temos sido constantemente surpreendidos com os sucessivos recuos deste governo face a decisões tomadas pelo anterior governo, na área da saúde”, dando como exemplo o caso do novo edifício para a Medicina Interna, “interrompido” pelo governo de Pedro Passos Coelho.

MISERICÓRDIA "ESTÁ PREPARADA" 
A mesma fonte recorda também que “já em setembro de 2012 se noticiava a devolução de hospitais às Misericórdias, mas à data só se falava de cinco hospitais, sem existir qualquer referência ao Hospital de Santo Tirso”. Porém, dois meses depois o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso confirmava o oposto. Questionado sobre o assunto pelo Entre Margens, José dos Santos Pintos dava conta que, para o efeito, já tinha sido “constituído um grupo de trabalho composto por cinco individualidades nomeadas pelo Ministério da Saúde e outras cinco pela União das Misericórdias”. Grupo esse que, à data, já havia informado a Misericórdia local de que “o Hospital de Santo Tirso assim como mais vinte e oito hospitais pertencentes às Misericórdias” seriam “entregues em 2013”. Na mesma entrevista, o provedor da Santa Casa dizia que “a instituição está preparada para receber o hospital e torná-lo numa unidade ao serviço da comunidade”.

Joaquim Couto está contra
A candidatura de Joaquim Couto à Câmara Municipal também já se mostrou contra a decisão do governo de devolver o hospital à Misericórdia. “Lamento que o governo do PSD esteja a tomar esta decisão, colocando em causa a equidade no acesso aos serviços de saúde” afirma o candidato do PS à presidência da Câmara Municipal. Couto manifestou ainda estranheza pelo facto do governo não ter a mesma postura em relação ao Hospital de Famalicão, que também é propriedade da Misericórdia: “Santo Tirso é a sede do Centro Hospitalar. Muitos dos serviços têm sido transferidos para Famalicão. Pergunto: O que vai acontecer ao Hospital de Santo Tirso?”.


Sem comentários: