
O grupo The Symphonyx, de Moreira de Cónegos, iniciou a sua carreira em 1995, lançando dois LP’s, “Psicofantasia” em 1997 e “Utopia” em 2000. Apesar dos esforços de forma a criar algo intenso e original, não tiveram muito sucesso a nível de vendas e reconhecimento mas conseguiram bastantes actuações ao vivo.
Após algum tempo de interregno e algumas mudanças na formação (entrada de uma voz feminina), editam um álbum em 2005 denominado “OPUS 1: LIMBO”. O single promocional do álbum “Winterfall” foi o mote perfeito para dar a conhecer a sonoridade da banda cujo estilo se assemelha a “Evanescence” e “Within Temptation”.
Ao vivo, o grupo não deixa de ser apenas um projecto musical porque além disso, criam cenários de fantasia ligados ao séc. XVIII, com actores em jogos de mímica, a interpretar de uma certa forma o tema de cada canção. O grupo pretende, desta forma, criar laços de empatia e atracção com o público, levando-os a participarem na viagem que tem como destino o sonho e a fantasia. Com eles também colabora pontualmente um quarteto de cordas, denominado “SARASATE” onde se insere um elemento do concelho de Santo Tirso, Tiago Abreu, natural da freguesia de S. Martinho do Campo.
Curioso, é o facto desta banda estar no número 1 do top na rádio Quebec, do Canadá, com o single “Winterfall”. Martinho Torres, elemento dos The Symphonyx, em declarações oa Entre Margens, deu conta que até eles estão “um pouco confusos com este sucesso repentino no Canadá”. Contactaram a Rádio Quebec no sentido de saberem como a sua música havia chegado até ao outro lado do atlântico, mas apenas lhes foi dito que um indivíduo de origem francesa os havia recomendado a passar aquele CD na rádio. O certo é que a musica dos The Symphonyx têm sido um êxito no Canadá e neste momento têm já dois espectáculos previstos para aquele país.
Perguntando a Martinho Torres se em Portugal este último álbum tem tido algum tipo de reconhecimento este responde com tristeza que “não”. Em Portugal os The Symphonyx não são reconhecidos, apesar de o seu estilo estar em voga na Europa. Ainda assim, vão realizando alguns concertos, entre os quais o agendado para este mês em Vila Nova de Famalicão. O grupo actua no grande auditório da Casa das Artes, no dia 18 de Janeiro, às 21h30. Texto de Cristina Ferreira
Mais informação: http://casadasartes.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário