terça-feira, outubro 09, 2007

Cemitério de Vila das Aves inaugura a 11 de Novembro



O cemitério de Vila das Aves já tem dia e hora marcadas de inauguração: 11 de Novembro próximo, às 10h30. O anúncio foi feito no final da tarde de hoje (9 de Outubro) por Castro Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

O autarca deslocou-se à freguesia, onde reuniu com o executivo local durante duas horas e meia, realizando depois um deslocação rápida a algumas das obras em curso em Vila das Aves. O novo (ou ampliação) cemitério foi, naturalmente, um dos pontos da visita de trabalho, anunciando-se aí a data da sua inauguração. Este disponibilizara nesta primeira fase, 252 sepulturas e 69 ossários.

Neste encontro entre Câmara Municipal e Junta de Freguesia foi ainda assinado o protocolo relativo à gestão, conservação, reparação e limpeza do “novo” cemitério. A gestão do espaço ficará a cargo da Junta de Vila das Aves que terá de proceder à elaboração de um regulamento onde, entre outras matérias, deve regular a organização e funcionamento dos serviços, o horário de funcionamento e a definição da remoção e transporte de cadáveres.

O mesmo protocolo diz ainda que o novo regulamento deve estabelecer que “os terrenos do cemitério só podem ser objecto de concessões de uso privado para a instalação de”, nesta fase, 252 sepulturas e 69 ossários. As concessões poderão ser feitas a título perpétuo ou a título temporário pelo período de cinco anos, frisando-se no mesmo protocolo que “as concessões de terreno não conferem aos titulares nenhum título de propriedade ou qualquer direito real, mas somente o direito de aproveitamento com afectação especial e nominativa”.

Sem comentários: