segunda-feira, outubro 01, 2007

Santo Tirso torna-se membro fundador da Fundação de Serralves



Tendo em conta a “intensa acção cultural” desenvolvida pela Câmara de Santo Tirso, a Fundação de Serralves convidou o município a tornar-se membro fundador daquela importante instituição portuense. O convite foi formalizado em meados de Julho e foi agora aprovado em reunião de câmara de 5 de Setembro com oito votos a favor.

No convite dirigido ao município, António Gomes de Pinho, presidente do Conselho de Administração, destaca a actividade cultural do município principalmente nos domínios das artes plásticas e da música. No mesmo documento, aponta depois como objectivo da adesão de Santo Tirso “o desenvolvimento de um programa de cooperação que permita rentabilizar o património existente e apoiar novas iniciativas de valorização do concelho no contexto regional, nacional e internacional”. Gomes de Pinho concretiza: “parece-nos particularmente interessante a valorização, no contexto pedagógico e internacional do Parque de Esculturas, trabalho muito meritório em que o escultor Alberto Carneiro tem estado envolvido desde o início”.

Santo Tirso torna-se, deste modo, o terceiro município do país a adquirir o estatuto de membro fundador (para além do Porto, que nos termos do artigo 20º dos estatutos é membro por natureza desde a instituição da Fundação, conta-se o de Matosinhos que aderiu em 2006). E é em virtude deste estatuto que o município de Santo Tirso passará a beneficiar da “longa e qualificada experiência desta entidade para promover, divulgar e melhorar as iniciativas de projecção e mérito nacional que já desenvolve nas áreas da escultura, da guitarra e da poesia, em particular o Museu Internacional de Escultura Contemporânea e o Festival Internacional de Guitarra”, refere a autarquia em comunicado de imprensa.

Para Castro Fernandes, “este é o início de uma colaboração promissora entre o município e a Fundação de Serralves que muito irá contribuir para posicionar Santo Tirso no mapa do que melhor se faz no domínio da Arte Contemporânea”.

Entre os benefícios que esta parceria poderá proporcionar, o autarca destaca “a valorização e promoção de eventos como o Festival Internacional de Guitarra, o Simpósio Internacional de Escultura e A Poesia está na Rua". Para além disso, fala ainda de uma “maior aproveitamento, no contexto pedagógico, das infra-estruturas culturais existentes no concelho como o Museu Municipal Abade Pedrosa, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, a Biblioteca Municipal, o Centro Cultural de Vila das Aves, a Estação Arqueológica e o Centro Interpretativo de Monte Padrão (a inaugurara em breve) entre outras". Acresce a isto ainda a possibilidade de “articulação de eventos promovidos pela Fundação de Serralves em espaços municipais e vice-versa, levando eventualmente alguns espectáculos do Festival Internacional de Guitarra a Serralves".


ADESÃO CUSTA CEM MIL EUROS
A adesão de santo Tirso à Fundação de Serralves enquanto membro fundador tem, no entanto, os seus custos. Cem mil euros, é o valor da “jóia” a pagar pelo município, que o deverá fazer em cinco prestações de 20 mil euros cada uma, a primeira já durante o segundo semestre deste ano, e as restantes ao longo de 2008 e 2009.

Sem comentários: