sexta-feira, novembro 23, 2007

CAUSA - Associação Cultural apresenta, este sábado, peça de teatro no Centro Cultural



Amanhã, 24 de Novembro, a CAUSA - Associação Cultural apresenta no Centro Cultural de Vila das Aves a peça de teatro “K”. Promovida pela Câmara de Santo Tirso, esta iniciativa, com entrada livre, está marcada para as 21h30.

Com encenação e interpretação de Amândio Pinheiro, “K” foi concebido a partir de textos de Franz Kafka e, em particular, do conto A “Muralha da China”, “impressionante relato daquilo a que hoje chamamos ‘recursos humanos’”, transformados por Kafka “numa espécie semelhante a formigas obreiras e diligentes, controlados por entidades poderosas por todos conhecidas mas invisíveis, inomináveis e sobretudo inacessíveis”. O “infinito burocrático e a subordinação, dois dos temas mais presentes na obra de Kafka” são, desta forma, as ideias centrais do conto de Kafka e consequentemente do espectáculo “K”.

Natural de Vila das Aves, onde nasceu a 21 de Dezembro de 1974, Amândio Pinheiro formou-se como actor na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, do Porto, em 1996. Em 2000 integrou a “Ecole des Maîtres”, sob a direcção do lituano Eimuntas Nekrosius.

Até à actualidade participou em mais de dezena e meia de espectáculos teatrais, entre os quais, entre os quais se destacam “Romeo e Julieta” de Shakespeare com encenação de J. Fraga (2000), “Il Gabbiano” de Tchekhov com encenação de Eimuntas Nekrosius (2001) e “A Vida é sonho” de Pedro Calderón de La Barca com encenação de Luís Miguel Cintra (2004).

Paralelamente, e desde 2001 - com a peça “Fausto” de J. W. Goethe e Thomas Mann - que se tem apresentado também como encenador. No cinema trabalhou com realizadores como Ana Eliseu e Matilde Neves, Catherine Mcguilvrai, João Cayatte e Edgar Pêra. Amândio Pinheiro dirige actualmente para o Teatro Nacional o projecto do Teatro da Politécnica.

Sem comentários: