segunda-feira, janeiro 14, 2008

Deputado do PSD diz que Santo Tirso vive uma situação de "calamidade social"

Santo Tirso, em particular e o Vale do Ave, em geral encontram-se numa situação de “calamidade social”. É pelo menos esta a apreciação que o PSD, e nomeadamente os deputados eleitos pelo círculo do Porto, fazem da actual situação vivida na região e no município tirsense, onde estiveram na passada segunda-feira, 7 de Janeiro.

Em conferência de imprensa, Agostinho Branquinho referiu-se ao Porto como a região onde o desemprego é mais acentuado; praticamente 200 mil, segundo dados do INE do último trimestre de 2007. E a situação piora quando em causa está o Vale do Ave. “Os dados que temos, e que até são corroborados pelo presidente município de Santo Tirso, apontam para uma taxa de desemprego que ultrapassou os 15 por centro nesta região. É bom”, acrescentou ainda o deputado “que tenhamos a noção que em todos os países onde houve reconversões industriais se estabeleceu o patamar dos 15 por cento como o limiar onde a partir dessa situação as sociedades passavam a viver uma situação de crise dramática do ponto de vista social e essa é infelizmente a situação que vivemos aqui”.

De acordo com Agostinho Branquinho, para esta situação de “calamidade social” têm contribuído a falta de apoio às Pequenas e Médias Empresas e a inexistência de politicas pró-activas de emprego. “Este governo não tem olhado com carinho para as PME e são elas o motor do desenvolvimento económico e sobretudo são elas no nosso pais que garantem a empregabilidade das pessoas”, referiu o deputado, para quem o actual governo está acima de tudo interessado em “projectos faraónicos como a OTA e o TGV”.


Leia mais na edição de 16 de Janeiro de 2008 do Jornal Entre Margens

Sem comentários: