terça-feira, fevereiro 26, 2008

Câmara aprova concurso público para a construção de dois parques subterrâneos em Santo Tirso

Em reunião extraordinária realizada ontem, 24 de Fevereiro, o executivo camarário aprovou o Concurso Público para a Construção de dois Parques de Estacionamento em Santo Tirso. Segundo revela a autarquia tirsense, em causa está à construção de dois parques de estacionamento subterrâneos a localizar, um à nascente da Praça 25 de Abril e outro no Largo da Feira.

O Parque de Estacionamento a localizar a nascente da Praça 25 de Abril vai substituir integralmente a área de estacionamento ao ar livre actualmente existente. O parque subterrâneo a criar, terá acesso directo à cota baixa e será dotado de 470 lugares de estacionamento, no mínimo. A construção do parque coberto irá permitir a ampliação da área de espaços verdes e de utilização colectiva estando ainda prevista a construção de áreas comerciais, também a concessionar no âmbito deste concurso, que irão dinamizar a área proporcionando novas funções urbanas.

No caso do Largo da Feira o projecto a concretizar no âmbito deste concurso prevê a construção de um Parque de Estacionamento subterrâneo com capacidade mínima de 150 lugares e a remodelação da superfície que permitirá a sua utilização diária como estacionamento, 350 lugares, excepto nos dias de feira e será infra-estruturada e remodelada de modo a permitir a instalação da feira em condições higiénicas e funcionais adequadas.
Estão ainda previstas áreas destinadas à utilização colectiva nomeadamente para actividades desportivas informais.

As empresas concorrentes obrigam-se à execução dos projectos completos dos parques de estacionamento, à sua construção e à exploração dos dois parques de acordo com regras e tarifas a sancionar pelo município. Para o caso de moradores e trabalhadores nas áreas de influência dos parques estarão obrigados a tarifas especiais. A concessão será pelo prazo de trinta anos, período de tempo considerado necessário para que o investimento se torne atractivo, após o que todas as infra-estruturas regressarão à posse da Câmara Municipal.

3 comentários:

Jaime Toga disse...

Com o acordo do PS e do PSD, vamos ter MAIS PRIVATIZAÇÕES EM SANTO TIRSO

A proposta que a Câmara apresentou, que só mereceu a oposição da CDU, é reveladora do desespero em que se encontra esta gestão camarária: dão aos privados os parques de estacionamento por 12 contos mensais cada um!!!!
Sim, o PS e o PSD aprovaram a concessão dos parques de estacionamento por um prazo de 30 anos por um preço base de 750 euros anuais!

Percebe-se que a Câmara, por ser gerida por quem já não consegue encontrar nenhuma solução para resolver os problemas do concelho, dá ao desbarato o património municipal para poder apresentar alguma obra nas próximas eleições.

Não satisfeitos com esta alienação dos parques de estacionamento, a Câmara ainda quer duplicar as ruas com parquímetros, dificultando ainda mais a vida aos moradores, aos trabalhadores e aos comerciantes da zona central da nossa cidade.

Depois do mercado de Santo Tirso, das piscinas e do estaleiro municipal, agora privatizam-se os estacionamentos e dessa forma agrava-se o custo de vida da população deste concelho onde a taxa de desemprego ronda os 20% e crescem as famílias a viver no limiar da pobreza.

Com tudo isto, só nos resta dizer: AINDA BEM QUE O MOSTEIRO DE SÃO BENTO NÃO É MUNICIPAL, é que por este andar até o Mosteiro seria privatizado!

Anónimo disse...

Attention!

MANUEL ROCHA disse...

Construir parque de estacionamento, tudo bem, mas a feira semanal continuar no mesmo recinto parece absurdo, se projetam o crescimento da cidade não tem lógica nenhuma a feira voltar para o centro da cidade.
Neste projeto não podem pensar somente em vender mas tambem investir, se queremos feira semanal teremos de procurar uma nova localização, por exemplo os terrenos da "fabrica do teles", a camara municipal é dona do terreno, está vedado e não tem utilização.