terça-feira, maio 13, 2008

Doze peregrinos do concelho rumaram ao Santuário de Fátima de bicicleta

Há uma ano, mais coisa menos coisa, Alberto Gouveia, de Vila das Aves, Marco Martins, de Rebordões e Leonel Coelho, de S. Tomé de Negrelos fizeram-se à estrada rumo a Fátima, não a pé, como tantos outros peregrinos, mas de bicicleta. Com sacrifício mas sobretudo com grande vontade de ultrapassar o desafio, cumpriram os mais de 250 quilómetros que lhes haveriam de conduzir ao ansiado destino.

Integrados no grupo designado por “Abram Alas”, os três ciclistas fizeram jus ao nome, “desbravando” terreno para a “peregrinação” - se assim lhe quisermos chamar – realizada este ano. É que aos três “aventureiros” de há um ano, se juntaram agora mais nove elementos, alargando-se inclusive a proveniência geográfica do mesmo a freguesias como Roriz, Rebordões e até mesmo ao vizinho município da Trofa. Um grupo de “respeito” ou não integrasse, inclusive, dois elementos da PSP, nomeadamente de Santo Tirso e Trofa.

O percurso cumprido este ano foi em tudo idêntico ao de 2007, no essencial, pela Estrada Nacional 109. A partida realizou-se às 7 da manhã do dia 1 de Maio e a chegada a Fátima no dia seguinte por volta das 16 horas. Mas há pelo menos uma diferença de destaque face à aventura anterior. Desta vez, os doze ciclistas contaram com um carro de apoio o que, desde logo, fez com que realizassem o percurso sem mochila às costas, para além da garantia de um suporte mais eficiente em caso de desistências – o que não aconteceu – ou percalços inerentes a uma iniciativa como esta – o que também não aconteceu.

Leia mais na edição de amanhã do Entre Margens

Sem comentários: