terça-feira, maio 13, 2008

Três novos centros escolares para Santo Tirso

O primeiro-ministro, José Sócrates, presidiu no passado dia 7 de Maio, no Porto, à assinatura de projectos para a construção ou reabilitação de centros escolares com câmaras municipais do Norte do país, programa integrado no Quadro Nacional de Referência Estratégico Nacional (QREN).

O Município de Santo Tirso, que se fez representar pelo presidente da Câmara, Castro Fernandes, beneficia, numa primeira fase, com a assinatura deste projecto três centros escolares: o Centro Escolar de S. Miguel do Couto; o Centro Escolar de Roriz e o Centro Escolar de S. Bento da Batalha (Santo Tirso). Estes três centros escolares totalizam nesta primeira fase um investimento na ordem dos dois milhões de euros.

Segundo revela a autarquia de Santo Tirso em comunicado de imprensa, os três centros escolares agora protocolados, “já tem os projectos prontos, bem como os terrenos, pelo que estão reunidas as condições para a abertura dos concursos públicos para as obras”.

Segundo refere ainda a autarquia, e tal como está definido na Carta Educativa do Concelho, aprovada o ano passado pelo Governo, “estão previstos mais centros escolares – de entre os quais o centro escolar de S. Tomé de Negrelos – cujos projectos estão em fase de conclusão, esperando a Câmara Municipal de Santo Tirso que a segunda fase dos centros escolares venha a ser contratualizada em breve”.

Os centros escolares protocolados para Santo Tirso fazem parte de um conjunto de 126 projectos para a reabilitação ou construção de novas escolas em 56 municípios da Região Norte. Projectos que Sócrates entende como prioritários. “Construir estes centros escolares é a prioridade das prioridades. Temos pressa porque estes centros escolares já deviam estar construídos há mais de dez anos", sublinhou o primeiro-ministro. Em causa está a construção de 59 novas escolas e na reabilitação de 67. O investimento total é de 142 milhões de euros, dos quais perto de 100 milhões serão suportados por fundos comunitários.

Sem comentários: