domingo, julho 20, 2008

Na festa dos 130 anos dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (Vermelhos), instituição reclamou por novo quartel

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (os Vermelhos) tem 130 anos – celebrou-os hoje – e o seu quartel mais de 70 (data de 7 de Janeiro de 1934 a sua inauguração). É a mais antiga das associações de bombeiros do concelho e uma das primeiras associações a surgir a nível nacional. Tem passado e presente e quer ter futuro, mas esse passará indubitavelmente por novas instalações.

O assunto já não é novo, mas os responsáveis da associação acreditam que possam estar agora reunidas todas as condições para o novo quartel avançar. Da autoria do arquitecto Siza Vieira, as novas instalações dos bombeiros voluntários ficarão situadas na Quinta de Geão, junto à Biblioteca Municipal de Santo Tirso, num terreno (com quatro mil e 470 metros quadrados), doado há cinco anos pela autarquia tirsense à associação humanitária. “Se há cinco anos exaramos aqui a escritura para a doação do terreno, este ano posso dizer que, com a sua [presidente da Câmara] disponibilidade, penso que vamos conseguir esse grande objectivo que é a construção do novo quartel”, afirmou Asuil Carneiro, presidente da direcção dos “Vermelhos”, durante a sessão solene comemorativa dos 130 anos dos bombeiros voluntários, realizada hoje de manhã.


Asuil Carneiro, que acredita que a obra possa avançar em 2009, conta já com um subsídio de 200 mil euros atribuído recentemente pela Câmara Municipal. O projecto será apoiado no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) que assumirá 70 por cento do custo da empreitada, segundo deu conta na ocasião o representante do Governo Civil do Porto, ficando a restante percentagem por conta da associação humanitária.


Leia mais na edição de 23 de Julho de 2008 do Jornal Entre Margens

Sem comentários: