terça-feira, agosto 05, 2008

PCP alerta para situação social dramática do concelho de Santo Tirso

A anteceder o período de férias, a concelhia de Santo Tirso do PCP fez uma análise da situação social do concelho no primeiro semestre deste ano e traça um cenário negro. E alerta para a possibilidade de agravamento da situação, pois, refere em comunicado “o período de férias tem coincidido com diversos encerramentos. Em alguns casos é aproveitado o facto de não haver trabalhadores nas instalações para desviarem maquinas e stoks”.

O PCP não tem dúvidas: “a situação hoje vivida no Vale do Ave, e em particular no concelho de Santo Tirso, é de tal forma grave que muito dos encerramentos das pequenas e médias empresas quase não são notícia”. O encerramento da Têxtil AMP é disso exemplo. “Conhecida como Fábrica das Meias de Vilarinho”, a empresa, refere o partido, “há 3 meses despediu 20 trabalhadores e agora encerrou as instalações despedindo os restantes 40”.

Crítica, pelos dados apresentados pela concelhia do PCP é também a situação da “maior empregadora do concelho”, a Arco Têxteis que “levará mais 60 trabalhadores para a situação de desemprego”, procedendo para tal ao “encerramento do quarto turno, não renovando os contratos com dezenas de trabalhadores”. Teme-se ainda, diz o partido “que esta situação possa mesmo levar ao despedimento de trabalhadores efectivos”.

O que, a verificar-se, engrossará ainda mais os já preocupantes números do desemprego. Segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, 1784 tirsenses foram-se inscrever no centro de Emprego no primeiro semestre de 2008, tendo apenas sido colocados 239, resultando num saldo negativo de 1545 desempregados. Os dados do IEFP, são o reflexo da “gravidade da situação do emprego no concelho de Santo Tirso que já nem a limpeza de ficheiros consegue esconder” alegam os comunistas.

Sem comentários: