domingo, março 08, 2009

Organizações de juventude partidárias sem prestígio e sem peso eleitoral

“Se eu vir que puseram uma casca de banana à Dr. Manuela Ferreira Leite, eu vou lá e retiro-a, mas não me peçam para subscrever aquilo que desconheço ou defender aquilo com que não concordo”. Foram praticamente estas as últimas palavras proferidas por Pedro Passos Coelho em Santo Tirso na II edição das Jornadas Eurico de Melo promovidas pela JSD local, sobre o tema “os jovens e a política” e onde participou também o jurista Carlos Abreu Amorim.

E embora, nada disto pareça estar relacionado com o assunto em debate, o certo que é o ex-presidente da Comissão Política nacional da JSD e actual membro do Conselho Nacional do PSD mais não quis do que sublinhar a necessidade dos políticos serem “mais directos” com o eleitorado e “dizerem o que querem sem ter medo da discordância”. Porque o contrário significa um cada vez maior afastamento das pessoas da política, facto que esteve em debate nestas jornadas realizadas no dia 7 de Março, e em particular da parte dos mais jovens.

Segundo Carlos Amorim – um independente zangado, furioso mesmo, com o PSD – “as estruturas de juventude copiaram os vícios organizacionais dos partidos” e como tal começaram também a perder o contacto com aquilo que são as actuais referências dos mais jovens. “Há falta de prestígio e falta de consideração” para com as estruturas políticas de juventude e em relação aos políticos em geral e Carlos Amorim duvida que a situação se altere.
[TEXTO: JOSÉ ALVES DE CARVALHO]

Leia mais na próxima edição do Entre Margens. Nas bancas a 11 de Março de 2009

1 comentário:

Luis Melo disse...

Decorreram no sábado, as IIª Jornadas Eurico de Melo, com a presença de Pedro Rodrigues (PR), Pedro Passos Coelho (PPC) e Carlos Abreu Amorim (CAA), como convidados. O tema era "Os jovens e a política".

PR, presidente da JSD, falou sobre o afastamento da política em relação aos jovens, e não o contrário. CAA sublinhou os vícios que as "jotas" copiam das estruturas partidárias "sénior", principalmente o cacique, o profissionalismo. PPC falou da história da JSD e da sua passagem pela presidência da estrutura.

No período de perguntas, 4 questões foram colocadas, e apenas uma incidia sobre o tema (qual a solução para resolver o afastamento de política e jovens?). Todas as outras foram relacionadas com PPC e o PSD.

CAA disse acreditar, que nos próximos tempos, algo mude e terá até tendência para se agravar. PPC falou largas dezenas de minutos e aproveitou apenas para fazer campanha interna. Não deu uma solução para o problema em questão.

Não tive tempo de colocar a minha questão. A 2ª volta de perguntas não existiu porque PPC tinha outro compromisso. Coloco-a aqui:
- A solução para o problema não passará por menos hipocrisia? Por exemplo,ali todos concordaram com o que CAA disse sobre os partidos. Mal sairam da porta, continuaram a fazer exactamente o que ele disse.
- Não será importante haver mais sentido de missão no desempenho dos cargos? Entre 1974 e 1994 os jovens não fugiam da política, porque sentiam confiança nos políticos da época.
- É ou não essencial, que os políticos coloquem, de uma vez por todas, os interesses colectivos (do partido e do país) á frente dos interesses pessoais? Algo que PPC tem tido muita dificuldade em fazer.