quinta-feira, abril 09, 2009

Cortejo pascal marca o dia de Páscoa em Vila das Aves

É uma tradição já com algumas décadas na paróquia de Vila das Aves. Depois de um dia inteiro em que 18 equipas da visita pascal (compasso) percorrem todas as casas da vila, a concentração acontece e inicia-se um Cortejo Pascal. “Grandioso e original” é como a paróquia caracteriza esta iniciativa, que percorre as principais artérias de Vila das Aves, tornando-se no ponto alto das celebrações da Ressurreição de Cristo.

O início do Cortejo Pascal está previsto para as 19 horas do próximo Domingo, 12 de Abril, dia de Páscoa. Tal como nos últimos anos parte das imediações do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, a última instituição a “receber a Cruz de Cristo”. Por essa hora milhares de pessoas, incluindo muitos forasteiros, sobretudo de terras vizinhas, concentram-se nas ruas para ver passar o Cortejo Pascal.

De acordo com o programa elaborado pela paróquia, a abertura do Cortejo acontece com os cavalos do centurião romano, seguindo-se o coro dos Anjos da Ressurreição. Surgem depois os carros “engalanados com visões angélicas e com as figuras bíblicas, alegóricas e simbólicas, da aparição do Ressuscitado e das etapas da Ressurreição”. Ainda segundo o programa, publicado como suplemento do Boletim Paroquial de Vila das Aves, “todos os figurantes usam vestes de extensos mantos e de cores vivas propositadamente concebidas e pensadas” para este efeito.

O Cortejo Pascal envolve toda a paróquia e muitas instituições e empresas avenses, nomeadamente os grupos, associações e movimentos paroquiais, designadamente o Corpo Nacional de Escutas e a sua fanfarra, as crianças da catequese, os adolescentes e os jovens dos volumes 7, 8, 9 e 10, do Guidismo e dos Jovens em Caminhada “Renascer”. Além destes, integram o cortejo a equipa sócio-caritativa, a Associação de S. Miguel Arcanjo, o Movimento Paroquial e a Pastoral Familiar. A fechar o desfile seguem as 18 equipas do compasso e os bombeiros avenses, incluindo a sua fanfarra.

Para esta iniciativa, surgem como convidados de honra, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, o presidente da Junta de Vila das Aves, Carlos Fernandes, além dos comandantes da GNR da vila, Manuel Pinto, e dos bombeiros avenses, Pedro Magalhães.
O Cortejo Pascal tem como destino a Igreja Matriz, onde será celebrada, de seguida, a Eucaristia da Ressurreição, musicalmente dinamizada pelo Grupo Coral de Vila das Aves, terminando o dia com um jantar convívio que junta as 18 equipas do Compasso-Visita Pascal.
TEXTO: CELSO CAMPOS

2 comentários:

Anónimo disse...

http://agencia.ecclesia.pt/imprimir.asp?noticiaid=71781

Afinal o texto é desse Celso Campos ou da Agência Ecclesia????

Em Santo Tirso o plágio não é crime????

Entre Margens disse...

Ex.mo Senhor

Reafirmamos que o texto publicado neste blog é da autoria de Celso Campos que, embora não fazendo parte da redacção do jornal Entre Margens, é seu colaborador habitual há já vários anos. O mesmo chegou à nossa redacção em meados da semana passada, pelo que, e na impossibilidade de o publicar na edição em papel o disponibilizamos neste blog, tendo em conta a actualidade do assunto.
O texto terá sido também disponibilizado à Agência Ecclesia, agora se esta agência o publicou omitindo a sua autoria, já é algo que nos ultrapassa.

Com os melhores cumprimentos