terça-feira, maio 05, 2009

Câmara Municipal de Santo Tirso “suspendeu para obras” a Vila das Aves

Uma forma de coação política com fins eleitoralistas.

Opinião: José Manuel Machado*

Desde o início deste mês que a freguesia de Vila das Aves entrou em obras profundas. É indiscutível o benefício que estas melhorias proporcionam nas ligações entre diferentes lugares da Vila.
O mérito destas obras, apesar de evidente, não representa, nem mais nem menos, que a concretização de anseios da população local, sistematicamente, adiados pelo poder político dominante instalado há já quase três décadas no nosso município. Por isso, também não espanta que a oportunidade temporal para a sua concretização seja a mesma de sempre: todas as obras em simultâneo, e em período pré-eleitoral!
Esta estratégia que, repetidamente, em período pré-eleitoral é utilizada como “foguetório político” com o intuito de render votos a curto prazo acentua, ainda mais, o descrédito que atravessamos. Esta forma de actuar já começou a cair em desuso, no Concelho de Santo Tirso ainda não!

Ao persistir neste estratagema de coação politica para atingir objectivos eleitoralistas, a Câmara Municipal de Santo Tirso “suspendeu para obras” a segunda maior freguesia do seu Concelho.
Por força dos constrangimentos na circulação pedonal e rodoviária que decorrem das obras em execução, ao mesmo tempo em várias artérias principais, os comerciantes desesperam, acumulando, ainda mais, prejuízos, e a população residente está sujeita a transtornos desnecessários, caso fosse tida devidamente em consideração.
Mas, as dificuldades não ficam por aqui.

Para os que chegam de fora da terra a circulação em Vila das Aves é como um jogo de monopólio, o menor acaso fá-los regressar “à casa de partida”. Verdadeiramente apanhados numa teia de desvios, completamente omissos de informação sobre as principais direcções a seguir, ficam “prisioneiros” num circuito vicioso por ruas sem capacidade para suportar tamanho fluxo de tráfego.

Por tudo isto, solicitei, com a maior urgência, à Câmara Municipal a implantação das seguintes medidas:

- Informação nos cruzamentos e entroncamentos que se deparam nos desvios forçados, com a indicação das direcções rumo aos principais destinos a atingir a partir do interior da localidade (ex’s: Bairro, Riba d’Ave, Famalicão, Guimarães, etc. …).

- Orientação para os destinos a alguns locais de referência da Vila (ex’s: Tojela, Fontainhas, Cense, Igreja, Correios, Bombeiros, Junta de Freguesia, Centro de Saúde, Centro Cultural, Estabelecimentos de Ensino, Estádio, etc. …).

Dada a necessidade extrema deste contributo para as condições de circulação, estou certo do pronto e melhor acolhimento junto da Câmara Municipal de Santo Tirso.

A necessidade das obras é evidente, mas todas ao mesmo tempo em várias artérias contíguas, sem sinalização e orientação adequadas, é inadmissível!

* Deputado na Assembleia Municipal eleito na lista do PPD/PSD

13 comentários:

A. Magalhães disse...

Saudações,

Ora aí está a verdade dos factos e a triste realidade do que se passa na nossa terra, não temos um presidente de camara, mas sim um saqueador de votos.
Realmente é triste para o comercio a situação da Av silva Araújo, é muito bom que se faça obra mas há prioridades, e muito honestamente a Av silva Araújo não e uma delas. Dou o exemplo da RUA SILVA ARAÚJO, essa sim uma prioridade, mas não e tão visivel e central como a outra, logo nã da tantos votos, mas digo-vos meus senhores é uma vergonha o estadpo em qyue está essa rua.
Eu como avense e ate militante do PS fico triste como o PS e o presidente da Camara fazem política na nossa terra. Sou socialista, mas em Vila das Aves não posso ser. É notório que o Presidente da Câmara não quer o bem da nossa terra, mas sim apenas o dele e ganhar eleições.
Por muito que me custe este autor do PSD tem toda a razão

Avense disse...

Este foguetório político a que se assiste nos últimos tempos na Vila das Aves, é a prova evidente de como age esta Câmara Municipal, ou a reboque das eleições ou a reboque da oposição, fazendo passar a ideia aos Avenses no momento certo, que a Câmara Municipal faz obra na Vila das Aves!

Eu diria mesmo que esta, é última tentativa desesperada, que o Eng.º Castro Fernandes encontrou, para evitar deixar a cadeira do poder… queimando os últimos cartuchos, utilizando como palco a Vila das Aves!

Na minha opinião os avenses, saberão fazer a leitura dos factos, e na hora exacta mostrar ao Sr. Presidente da Câmara, que Vila das Aves merece ser respeitada e merece obra durante todo o mandato…felizmente, ele não terá oportunidade de se redimir!
O concelho contará com uma nova gestão na Câmara Municipal, activa e impulsionadora, que trate Vila das Aves, como realmente merece!

José Manuel Machado, obrigado pelo seu contributo ao defender sempre os interesses dos avenses!

Anónimo disse...

Não podia estar completamente de acordo com o teor do texto. Lamentavelmente o Eng. Castro Fernandes continua, desesperadaemente, a ENGANAR quem quer cair no "rol" de HABILIDADES POLITICAS que só tem memória no tempo salazarista. Como classificar um Presidente da Câmara que em democracia vai por este caminho de contínuas farsas? São as obras apenas em Período eleitoral, são os "COMUNICAR" Especial Vila das Aves, a exemplo do último (Março 2009), que não TEM O MINIMO DE DIGNIDADE E VERDADE, são as contínuas PERSEGUIÇÕES a quem "ousa" dizer as Verdades, etc, etc,
O nosso Concelho vive HOJE o reflexo da INCAPACIDADE, do "QUERO, POSSO E MANDO" de alguem que mais não faz do que POLITICA DE COMPRADIO e GOVERNA APENAS POR VAIDADES E INTERESSES...
27 Anos Castro Fernandes na CMST è um descrédito TOTAL que levou Santo Tirso à cauda dos Concelhos Portugueses.

Anónimo disse...

Já chega de DITADURA !

Está na hora de sermos governados por gente que respeite as tradiçoes, as terras mas principalmente as pessoas.

ao trabalho!

A. Coelho disse...

Custa-me ter de reconhecer razão a advesários politicos, mas de facto este pacote de obras é um exagero no tempo e na qualidade. Porque não somos tidos nem achados acerca das obras quando todas as ruas da nossa terra estão uma lástima. As obras actuais podiam e deviam ser mais modestas que ficavam bem na mesma. O que se poderia poupar para rectificar quase todas as outras ruas e passeios. É como ter a sala de visitas da nossa casa muito luxuosa e no resto da casa deita-se o lixo para debaixo do tapete.

Manuel Luís disse...

E o resto da Vila não tem direito a nada... Paradela/Cense vai ficar um caminho de terra?
O estado da Rua Silva Araújo é uma vergonha. Os passeios da nossa terra são uma ratoeira para todos os peões e sobretudo para os mais idosos. É uma falta de respeito gastar tanto dinheiro em granitos e outras belezas do género e o resto da terra uma miséria.Quem decide as prioridades? As eleições ou as necessidades dos avenses?

da Silva Antonio disse...

Então a Junta de Freguesia nunca é ouvida. O povo votou para a Camara e para a Junta e é só a Camara que faz tudo o que quer, como quer e onde quer. Não devia ser possível, foram ambos e eleitos e só um é que manda. E ainda se quer gabar de ser da nossa terra quando só nos dá os restos do que é gasto na cidade de santo tirso onde dizem que mora.

Anónimo disse...

A rua 25 de Abril foi rectificada há 4 Anos! Foi para a ultima campanha eleitoral... Hoje, ano de ELEIÇÕES novas obras!!! Quem paga as ultimas obras? Nós ou o Castro Fernandes? Quem brinca com os dinheiros publicos? Não há responsaveis?
Contenha-se Sr. Presidente Castro Fernandes, o dinheiro é de todos os contribuintes.
Deixe-se de REINAR...

Anónimo disse...

Vila das Aves é, neste momento, um grande labirinto.
O dinheiro dos contribuintes deve ser aplicado devidamente e não apenas para "comprar" os votos dos eleitores.
Sr Presidente da Câmara, dê ouvidos aos representantes eleitos pelo povo.

S. Simões disse...

Caro José Manuel Machado,

Apreciei o seu artigo e digo-lhe que estou inteiramente de acordo com o que escreve.
A total ausência de valores que rege a maioria dos representantes da nossa classe política, seja do poder central ou local, é por demais revoltante. Com franqueza, já não tenho mais paciência para estes "Senhores".
Tudo é pensado e planeado de forma a manterem aqueles lugares "Dourados".
Há “senhores” que parecem estar agarrados à cadeira, com aquela cola que faz “colar cientistas ao tecto”.
Em ano de eleições, lá vêem “os corta fitas”, enfim… vale tudo por um voto.

Lídia Figueiredo disse...

Como disse A. Magalhães "aí está a verdade dos factos e a triste realidade do que se passa na nossa terra"...
De facto é muito, muito triste sabermos que só em cima das eleições é que o presidente da câmara municipal de Santo Tirso, Eng. Castro Fernandes, faz obra. Obra essa de má qualidade sem os devidos estudos prévios e com empreiteiros de segunda categoria. É mesmo para enganar o povo. E o povo sabe o que é que ele responde aos que o interrogam?
Responde que o povo vota nele.
E fala com um desdém do povo, como se de gentalha se tratasse e ele, ele sim é o senhor soberano que tudo pode fazer. Está na hora de haver um 25 de Abril em Vila das Aves, está na hora do povo de Vila das Aves se unir, está na hora do povo de Vila das Aves dizer basta.
Basta de gente prepotente, autoritária, que não houve os anseios do povo. De facto pergunto eu, não era prioritária a ligação Paradela/Cense?. Pois é aí abrem um caminho de terra para mostrar obra para estas eleições e se tornar a ser eleito pára tudo até às próximas.
Só que desta vez o povo está mais atento, desta vez vamos mudar, é preciso mudar, basta de termos uma pessoa à frente dos designios do nosso município que só faz o que quer a quem quer.

Anónimo disse...

Caro José Manuel

Como sempre, pertinente. Castro Fernandes gosta de passar alguns atestados de "burrice" aos Avenses, fazendo obras, umas necessárias, outras nem tanto, mas sempre em ano de eleições. É o desespero, depois de lançar alguns amigos numa corrida para dividir, e manter viva a máxima do povo "dividir para reinar", CF mostra o seu desespero inundando a Vila de obras. Vai ser um corrupio de inaugurações, com revistas, jornais e outdoors e festas a mais festas. Tudo em nome das eleições. Será que os Avenses ainda acreditam em CF????

Avense envergonhado disse...

Só temos o que merecemos, quer pelos que o elegerem, quer pelos que não fazerem nada para o demover.

Salvo raras exepções.