terça-feira, maio 26, 2009

Voluntários vão partilhar serviço de socorro às populações com bombeiros assalariados

Cada uma das corporações de bombeiros voluntários de Santo Tirso vão receber este ano da Câmara Municipal 27 mil e 500 euros. E o montante não deve ficar por aqui. É que deverão entrar em funcionamento ainda este ano as chamadas Equipas de Intervenção Permanente, suportadas em parte pela autarquia.

Segundo deu conta Castro Fernandes durante a cerimonia comemorativa do Dia Municipal do Bombeiro – assinalado a 16 de Maio – as referidas equipas “resultam da assinatura de um protocolo entre cada corporação de bombeiros, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Câmara Municipal e têm como missão assegurar, em permanência, serviços de socorro às populações”, sendo que os custos “relativos ao seu funcionamento dividem-se em igual parte pela Câmara Municipal e pela ANPC”.

As Equipas de Intervenção Permanente são constituídas por cinco elementos, contratados para o efeito em regime de exclusividade, e estarão disponíveis em permanência, para prestar apoio às populações. Para Castro Fernandes – que sublinhou o facto de o concelho de Santo Tirso ser pioneiro neste processo – as referidas equipas vão trazer “uma importante melhoria no serviço prestado e na sua estabilidade”.

Sem comentários: