sexta-feira, junho 12, 2009

Freguesia de Vilarinho elevada à categoria de Vila

Há novas cidades e vilas em Portugal e entre elas está a freguesia de Vilarinho, do concelho de Santo Tirso. A “boa nova” surge na sequência da aprovação na Assembleia da República – e por unanimidade - da elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco cidades.

As propostas tiveram origem em todas as bancadas parlamentares e foram votadas esta manhã depois de terem sido debatidas na Subcomissão para a Criação de Novos Municípios, Freguesias, Vilas e Cidades, no âmbito da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.

Foram elevadas a cidade as localidades de Valença (Viana do Castelo), Senhora da Hora (Matosinhos), S. Pedro do Sul (sede do concelho), Samora Correia (Benavente) e Borba (Évora).

À categoria de vilas, e para além da freguesia de Vilarinho, passaram as localidades de Castro Laboreiro (Melgaço) e Soajo (Arcos de Valdevez), ambas no distrito de Viana do Castelo, Arões de S. Romão (Fafe), no distrito de Braga, Lordelo, distrito de Vila Real, e Ancede (Baião), Guifões (Matosinhos), Senhora Aparecida (Lousada) e Madalena (Vila Nova de Gaia), todas no distrito do Porto.

No distrito de Aveiro passaram à categoria de vila as povoações de Soza (Vagos) e Valongo do Vouga (Águeda), e no distrito de Coimbra passaram a vila as localidades de S. Pedro, Marinha das Ondas, Lagos e Tarazede, todas no município da Figueira da Foz.

Sem comentários: