quinta-feira, setembro 17, 2009

“Carlos Valente é o presidente de Junta que todas as freguesias gostariam de ter, goste-se ou não do estilo”

[AUTÁRQUICAS 2009] PSD

Um dos principais assuntos da política nacional – o da asfixia democrática – afinal também parece vir a dar muito que falar no combate eleitoral autárquico que se vai travando no concelho de Santo Tirso. No âmbito da apresentação da candidatura de Carlos Valente a mais um mandato à frente dos destinos da Junta de Vila das Aves, e dos nomes que compõem a sua lista, o candidato começou precisamente por falar de “liberdade” e “democracia”, deixando recados à esquerda.

“Estou convicto de que a atitude de quem vai estar à frente da nossa Câmara Municipal - que espero seja o Dr. João Abreu -, terá uma postura francamente mais descentralizadora e democrática, acabando com o tratamento de menoridade institucional em relação às Juntas de Freguesia”, afirmou Valente, que classificou depois de “inaceitável” e “vergonhosa” a afirmação do candidato do PS à Junta de Freguesia, Luís Lopes, que prometeu “devolver a democracia a Vila das Aves”. Terá ele, questionou o candidato social-democrata “guardado a democracia em sua casa? Ou em que freguesia terá vivido nos últimos tempos?”

Na de Vila das Aves, a oposição PS, não raras vezes, classificou de pouco democrática a postura do executivo e da Assembleia de Freguesia, nomeadamente da sua actual presidente, Felisbela Freitas. O entendimento do PSD é outro, naturalmente, e por isso o convite para integrar a lista à Assembleia foi renovado. Mas Felisbela Freitas faz parte dos nomes que deixam de integrar a lista do PSD, a par de, por exemplo, Joaquim Carneiro e Clara Freitas que, ainda assim, não deixaram de estar ao lado de Carlos Valente na noite da passada quinta-feira, no âmbito da cerimónia da apresentação pública da sua candidatura. Mantêm-se, por sua vez, os de Elisabete Faria, Adílio Pinheiro, Manuel Monteiro, Rui Batista e, entre outros o de José Manuel Machado.

Entre as caras novas, destaque desde logo para o segundo da lista, o engenheiro de 49 anos, Óscar Ferreira, ao qual se junta os nomes de Cláudia Sousa (técnica administrativa), os dos professores José Patrício e de Henriqueta Alves, o de Américo Luís, engenheiro de 59 anos e antigo presidente de Junta, e ainda o da jovem Rafaela Torres, entre outros. Gente de todas as idades e de “todos os lugares” com que Carlos Valente se orgulha de contar para o próximo mandato autárquico, dizendo-se convicto da vitoria do PSD no próximo dia 11 de Outubro.

E “ele merece-o”. É pelo menos esta a convicção de João Abreu, o candidato à Câmara do PSD e de Paulo Ferreira, candidato à Assembleia Municipal. “Carlos Valente é o presidente de Junta que todas as freguesias gostariam de ter, goste-se ou não do estilo”, afirmou Paulo Ferreira. Votar em Carlos Valente é votar na “coragem” e na “determinação” defendeu por sua vez João Abreu. “Na Câmara Municipal têm feito tudo para que o Carlos saia, mas nós vamos dar uma resposta com determinação”, disse ainda o candidato do PSD à presidência da autarquia tirsense.

[LEIA MAIS NA EDIÇÃO DE 16 DE SETEMBRO DO ENTRE MARGENS]

1 comentário:

Anónimo disse...

Carlos Valente é o presidente que faz dos SEUS conflitos pessoais uma cruzada da freguesia. E depois é lutador??? Poupem-me!