sexta-feira, outubro 30, 2009

Embaixador Português do Ano Europeu da Invoção e Criatividade nas Jornadas Culturais

Em Janeiro deste ano, a presidência checa da União Europeia e a Comissão Europeia abriram oficialmente o Ano Europeu da Criatividade e da Inovação, sob o lema “Imaginar. Criar. Inovar”, nomeando na altura os inúmeros “embaixadores do ano” das diversas nacionalidades. Em Portugal, a tarefa vai sendo levada a cabo por Leonel Moura, artista plástico natural de Lisboa (1948) que nos últimos anos se tem destacado através do seu trabalho artístico com robótica e inteligência artificial. São de sua autoria, por exemplo, a primeira geração de robôs pintores criada em 2003, capazes de produzir, de forma autónoma e baseados no comportamento emergente, obras de arte originais, ou, mais recentemente, o chamado “Robotic Action Painter” que figura na colecção permanente do Museu de História Natural de Nova Iorque e que para além da produção de pinturas, decide por si próprio o momento em que a estas estão terminadas e assina.

Leonel Moura, o artista plástico e acima de tudo o embaixador, estará em Vila das Aves na tarde do dia 31 de Outubro, integrando o painel de oradores convidados para as 23ªs Jornadas Culturais. Subordinada ao tema “Cultura e Contemporaneidade”, a edição deste ano tem, de resto, como um dos propósitos “questionar a relação existente entre estes dois conceitos quando se comemora o Ano Europeu da Inovação e Criatividade”, refere a Câmara Municipal em nota de imprensa. “Para sabermos ler o mundo de hoje…” constitui o mote da intervenção de Leonel Mora nestas jornadas culturais, integrada no último dos três painéis de debate, subordinado ao tema “Criatividade e Inovação – Desafios do Presente”. No âmbito deste terceiro painel, destaque ainda para as participações de: Pedro Costa, professor dos ISCTE que nos falará não só de industrias criativas mas também de “criatividade nas industrias tradicionais”; e de Jorge Cerveira Pinto, director-geral da Agência INOVA que irá debater as questões da criatividade e de economia global.

As Jornadas Culturas de Vila da Aves, no entanto, arrancam já na noite da próxima sexta-feira, para se deter no tema genérico da edição deste ano – “Cultura e Contemporaneidade” -, cuja coordenação estará a cargo de Manuela de Melo, bióloga, jornalista e actual deputada da Assembleia da República, tendo exercido já funções como vereadora a cultura da Câmara do Porto.

O essencial dos trabalhos, acontece na tarde de sábado, com os já referidos três painéis de debate. O primeiro tem início às 14 horas e está subordinado ao tema “Cultura, Democracia e Desenvolvimento” e conta com as intervenções de Elvira Leite (Fundação de Serralves) e de Helena Miguel (Escola Secundária D. Afonso Henriques). A partir das 15h30 debatem-se as “Politicas Culturais Autárquicas”, e para isso estarão presentes em vila das Aves a vereadora da cultura da Câmara de Guimarães, Francisca Abreu, e os consultores Carlos Martins (empresa Opium) e Paula Aleixo. No final de cada um dos três painéis de debate, espaço ainda para a apresentação de outros tantos projectos artísticos, nomeadamente o projecto Artave, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso e o iMOD – Inovação, moda e design. Pelas 19 horas, e antes da cerimónia de enceramento, haverá também lugar à música, assegurada pela Artave.

Sem comentários: