segunda-feira, dezembro 07, 2009

Limpar Santo Tirso num só dia



A ideia surgiu em 2008 na Estónia. 50 mil pessoas juntaram-se e recolheram 10 mil toneladas de resíduos. O projecto transita agora para Portugal. O objectivo: limpar as florestas de Portugal num só dia. 20 de Março de 2010, o DiaL.

O Projecto Limpar Portugal (PLP) é um movimento constituído por pessoas voluntárias que, de uma forma ou outra, estão ligadas à natureza e que querem limpar todos os resíduos (exceptuando os perigosos) depositados ilegalmente nas matas, para diminuir os impactes nefastos à fauna e flora envolventes, ao mesmo tempo que contribuem para a diminuição de impactes paisagísticos.

Tiago Moreira, de 26 anos, natural de Santo Tirso, assume o papel Coordenador Nacional na Divisão Ambiental e o de Subcoordenador do Grupo do Concelho de Santo Tirso. Licenciado em Engenharia Ambiental, Tiago Moreira, explica com detalhe, em entrevista a publicar na próxima edição do Entre Margens (9 de Dezembro) as características deste projecto e o porquê da sua importância.

O mesmo responsável diz que é preciso atrair muito mais pessoas para o projecto, de forma a que o DiaL seja um verdadeiro sucesso. E para que não se olhe para o “Limpar Portugal” com desconfiança, Tiago Monteiro faz questão de deixar as coisas bem claras: “pretendemos concretizar este objectivo sem recorrer a um único cêntimo”. Na mesma entrevista, fique ainda a saber como contribuir para que no dia 20 de Março de 2010, Santo Tirso fique sem lixeiras.

UM EXCERTO
Santo Tirso é um concelho muito “poluído”? Há zonas com mais problemas ambientais que outras?
Bem, comparando com outros concelhos, como por exemplo Valongo, não somos um concelho muito poluído no que respeita à deposição ilegal de resíduos. Porém também não somos dos concelhos mais limpos, isso deve-se ao facto de sermos um concelho extenso em área e com forte componente florestal. Por norma, as áreas florestais são locais propícios para deposições ilegais dos resíduos. Mas definitivamente não nos encontramos de forma alguma numa situação problemática. (…)

3 comentários:

TiagoOrlando disse...

Espero ter contribuído para a sensibilização dos meus conterrâneos.

Um bem-haja ao EntreMargens e a todos aqueles que se preocupam com a Natureza e o Ambiente.

gui.tattoo disse...

Força Tiago !!
Estou contigo...
lembro-me de ter sido dos primeiros a integrar o grupo de STS, numa altura em que durante muito tempo éramos o grupo com mais membros... altura essa em que existiam apenas 6 ou 7 grupos.
A ideia cresceu, está madura e acredito que vai ser uma grande dia, o tal dia "L".

Parabéns pelo teu empenho neste projecto e desejo que consigas superar os teus objectivos em relação a ele.

Abraços limpinhos e até breve !!!

Unknown disse...

Grande Tiago,
só com grandes lideres se consegue dar resposta a projectos desta dimensão.
Estás no bom caminho, força para o projecto. Estou cá para colaborar.
Abraço
Hélder