quinta-feira, janeiro 28, 2010

José Maia vai coordenar projeto de investigação em Santo Tirso

A Câmara de Santo Tirso assinou ontem, dia 27, com a Faculdade do Desporto da Universidade do Porto e com a Escola Secundária D. Dinis um protocolo de colaboração através do qual as três entidades se comprometem a desenvolver um projeto de investigação e intervenção educativa junto da comunidade escolar do referido estabelecimento de ensino com o objetivo de melhorar as condições de saúde de cada um.

Coordenado por José Maia, investigador e docente da Faculdade do Desporto da Universidade do Porto, os dados deste projeto de pesquisa “vão permitir a implementação de estratégias quer de ação política quer de ação pedagógica no âmbito da educação para a saúde e qualidade de vida da população”, refere a autarquia em comunicado de imprensa.

Segundo a mesma fonte, o principal objetivo deste estudo – o primeiro a ser realizado no nosso país, abarcando um total de mil alunos (e respectivas famílias), professores e funcionários - é delinear as melhores estratégias para combater o incremento da obesidade infanto-juvenil, do sedentarismo e das co-morbilidades associadas como as doenças de natureza cardiovascular. O estudo propõe-se descrever e interpretar aspetos relacionados com o crescimento, atividade e aptidão física dos jovens, de inventariar os seus níveis de atividade física e comportamentos alimentares.

A Câmara de Santo Tirso vai co-financiar o projeto através da atribuição de uma comparticipação financeira a pagar à Faculdade do Desporto da Universidade do Porto. Esta, por sua vez, terá de apresentar no prazo de 30 dias o custo estimado do estudo, a desenvolver todo o projeto, a apresentar e disponibilizar tanto à Câmara Municipal de Santo Tirso como à Escola Secundária D. Dinis os dados científicos resultantes do estudo e a proceder ao lançamento oficial do relatório final em congresso científico a realizar em Santo Tirso.

Finalmente, a Escola Secundária D. Dinis obriga-se a prestar todo o apoio pedagógico, administrativo e organizacional ao estudo, disponibilizando os recursos humanos que se afigurem necessários à concretização do projecto.

Sem comentários: