sexta-feira, maio 14, 2010

Cinco pisos para o novo centro de artes em Santo Tirso

Corre sérios riscos de se transformar numa passagem obrigatória para quem visitar Santo Tirso. Pode também causar muita estranheza ao público em geral; afinal surge num contexto de crise. Quase em contra corrente, é inaugurado no próximo dia 15 de maio, sábado, a partir das 17 horas, um espaço em Santo Tirso, absolutamente sem precedentes: Casa da Galeria/Centro de Arte Contemporânea.

Foto: Ivo Godinho

Augusto Pais e Fátima Pinto são os mentores do projeto, mas é Domingos Loureiro, artista e consultor artístico da Casa da Galeria que explica ao Entre Margens como surgiu este arrojado projeto: “apesar de já haver algumas coisas a nível de arte em Santo Tirso, como o museu de escultura e algumas atividades camarárias, o diretores da Casa da Galeria queriam fazer algo que fosse um legado para Santo Tirso, queriam construir um equipamento com qualidade e fazer algo pela cultura"

E assim o fizeram. Trata-se de um edifício construído de raiz, com cinco pisos, de linhas modernas e absolutamente identificável entre os prédios rústicos que o circundam. Projetado por Márcio Paiva, o edifício está preparado para receber exposições, concertos, teatro, conferências e cursos. Para além das salas de exposições, é composto ainda por um pequeno auditório, sala multiusos, bar e sala de reuniões.

Na exposição inaugural, a Casa da Galeria vai receber nove esculturas e 21 desenhos de Alberto Carneiro, uma escolha que se prende não apenas pela qualidade artística do escultor, como explica Domingos Loureiro: “Alberto Carneiro é um dos artistas mais importantes de Portugal, e é também uma pessoa que tem uma ligação a Santo Tirso muito forte uma vez que é o mentor do Museu Internacional de Escultura Contemporânea.”

Contactos e informações aqui

6 comentários:

Anónimo disse...

é vê-los a escobar agora o forreta do Augusto Pais enquanto nas costas dele dizem o piorio... assim vai a cultura dos cultos tirsenses

Anónimo disse...

bela inciativa

Anónimo disse...

seria interessante colocarem a localização do edificio em questão, para a informação se tornar mais útil

Anónimo disse...

poderiam colocar a localização do edificio, para que a noticia se tornasse mais útil

Vítor Lemos disse...

Este museu fica na rua Joaquim A. Pires de Lima, rua que liga as Praças, Conde de S. Bento à Camilo Castelo Branco.

Anónimo disse...

ó vitor lemos vai dar banho ao cão, escoba do caraças.