quarta-feira, junho 30, 2010

GNR nas Festas de S. Bento



Os GNR – que editaram esta semana o álbum “Retropolitana”atuam em Santo Tirso no próximo dia 10 de julho. O concerto da banda de Rui Reininho integra o cartaz das Festas de S. Bento que se realizam de 8 a 11 do referido mês. O espetáculo terá lugar na praça 25 de Abril, a partir das 22h30.

Composto por doze temas, “Retropolitana” (em cuja capa se pode ver a peça “Senhor Vinho” de Joana Vasconcelos), marca o regresso dos GNR aos originais, depois de “Do lado dos Cisnes”, publicado em 2002.

Mas o concerto dos GNR é apenas um das várias iniciativas previstas no âmbito das Festas de S. Bento. Musicalmente, destaque também para a atuação de Zézé Fernandes (sexta-feira, dia 9 de julho, 22 horas, praça 25 de Abril) e do Grupo de Fados e Baladas “Memórias de Coimbra” (domingo, dia 11 de julho, 22h30, largo Abade Pedrosa).

As atividades desportivas também vão estar em destaque com o “Torneio Aberto de Ténis” (manhãs dos dias 8 e 9 de julho, no Complexo desportivo Municipal), o XIII Torneio Internacional de Andebol “S. Bento” (dias 9, 10 e 11 de julho, Pavilhão Desportivo Municipal), a Caminhada S. Bento (dia 10, às 9 horas, com concentração na praça 25 de Abril) e, ainda o XXIV Circuito Cicloturista ao Concelho de Santo Tirso (dia 11, às 9 horas, com concentração na praça 25 de Abril).

No dia 11 de julho, como já é tradição, milhares de peregrinos, oriundos das freguesias de Santo Tirso e dos concelhos limítrofes, dirigem-se à Igreja Matriz de Santo Tirso para venerarem São Bento. Logo a partir das 4/5 horas da madrugada, as estradas e vias enchem-se de caminhantes que vão cumprir as suas promessas. Aliás, a primeira Missa Solene em Honra de S. Bento, realiza-se às 6h30. Perante este anormal fluxo de pessoas, a Câmara Municipal já solicitou às Forças de Segurança (PSP, GNR e PM) o reforço de meios no terreno.

Paralelamente, e no âmbito das comemorações do 25º Aniversário da Cidade de Santo Tirso realiza-se o já tradicional Concerto Comemorativo (dia 8 de julho, às 21h00, no Largo Abade Pedrosa) logo seguido da cerimónia da Eleição da Rainha e da Princesa do Vinho Verde (quinta-feira, dia 8, às 21h30, no Largo Abade Pedrosa). No dia seguinte, ou seja, na sexta-feira, dia 9 de julho, às 18h30, haverá a cerimónia da Recepção Oficial às Delegações das Cidades Geminadas (salão nobre dos Paços do Concelho).

Sem comentários: