sexta-feira, julho 02, 2010

Concerto do vibrafonista Jeffery Davis em dia de aniversário do Centro Cultural de Vila das Aves



Amanhã (3 de Julho), no Centro Cultural de Vila das Aves, realiza-se mais um concerto integrado no Ciclo de Jazz de Santo Tirso, desta vez com o Jeffery Davis Quarteto. O concerto está marcado para as 21h30 e a entrada é livre.

Natural do Canadá, mas a residir em Portugal desde 1985 (onde fez parte da sua formação), o vibrafonista Jeffery Davis tem realizado um intenso percurso quer no âmbito do jazz que na música clássica.

Já depois de um intenso período de formação, Jeffery Davis concluiu em novembro de 2002 o curso da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), do Porto com nota máxima. No ano seguinte desloca-se para os Estados Unidos, onde inicia o curso de Jazz Performance Vibraphone, na Berklee College of Music.

Atualmente integra vários projetos de jazz nacionais, como o Quinteto de Nelson Cascais e o Quarteto de Vasco Agostinho, destacando-se também os agrupamentos onde surge como líder. Jeffery Davis integra ainda o Trio de Percussão ao lado de Pedro Carneiro e Alexandre Frazão e vai, desta forma, desenvolvendo um percurso não apenas no jazz mas também na música clássica. A isto, soma ainda a experiência como professor.

Em termos discográficos, destaque para o álbum, publicado em 2009, com o título “Haunted gardens”. “Na companhia de excelentes músicos, Davis assina uma obra altamente louvável”, escreveu o crítico Raul Vaz Bernardo no Expresso. “Mais discípulo de Gary Burton do que dos grandes vibrafonistas negros, [Jeffery Davis] tem um estilo desenvolto e imaginativo que, no disco, serve de forma brilhante as suas composições”, acrescenta-se ainda no mesmo artigo publicado em março deste ano a propósito de “Haunted gardens”.

O concerto de Jeffery Davis, realiza-se no dia em que o Centro Cultura de Vila das Aves celebra cinco anos de atividade. A data começa a ser celebrada logo às 14h30, com o lançamento do livro da professora Rosalinda Herdeiro, intitulado “Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional”. Às 20h00, será aberta a sala de exposições e sala polivalente com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos da EBI Aves / S. Tomé de Negrelos.

Sem comentários: