quinta-feira, julho 15, 2010

Manuel Pizarro assinala arranque da construção das unidades de saúde de Areias e S. Martinho do Campo



O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, desloca-se amanhã a Santo Tirso para assinalar o arranque da construção das unidades de Saúde de Areias (10h30) e de S. Martinho do Campo (11h30). A chegada do secretário de Estado está marcada para as 9h30, fazendo, meia hora depois, uma visita às instalações da nova consulta externa da unidade de Santo Tirso do Centro Hospitalar do Médio Ave.

A unidade de Saúde de Areias está avaliada em 1,11 milhões de euros e será comparticipada em 70 por cento pelo Programa Operacional da Região Norte (ON2) e em 30 por cento pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte. O edifício será construído em terreno cedido pela Câmara Municipal, situado junto ao edifício da Junta de Freguesia de Areias com dois mil e 400 metros quadrados de área.

A unidade de Saúde de S. Martinho do Campo, irá custar cerca de um milhão de euros, sendo a obra comparticipada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte. Para o efeito, a Câmara de Santo Tirso cedeu, igualmente, um terreno situado junto ao cemitério local com três mil e 300 metros.

A construção da unidade de S. Martinho do Campo está a cargo da empresa Arlindo Correia & Filhos S.A. e estará pronta em junho do próximo ano. Segundo dados facultados pela empresa construtora, o edifício (com 800 metros quadrados) será composto por dois pisos, ao longo dos quais se distribuirão os diversos espaços que o constituem. No piso 1 serão instalados os espaços destinados a sala de reuniões, sala do pessoal, informática, gabinetes, depósitos de material, arquivo morto, áreas técnicas, lixos e garagem. No piso 0 serão instalados os espaços destinados a gabinetes médicos e de enfermagem, salas de tratamentos, secretaria, atendimento, salas de espera e sanitários.

Em ambos os casos, os edifícios a construir vão substituir as já degradas instalações das unidades de saúde atualmente em funcionamento nas respetivas freguesias.

Na imagem, local onde será construída a unidade de Saúde de S. Martinho do Campo. Foto cedida por Comunicarte.

Sem comentários: