quinta-feira, julho 29, 2010

Santo Tirso volta a ser “vila”

No próximo fim de semana Santo Tirso regressa ao passado. Mas, diga-se em abono da verdade, não muito. Pelo segundo ano, cerca de 250 pessoas vestidas a rigor prometem recuperar tradições e estilos dos anos 50 do século passado, através de um desfile a levar a cabo no dia 30 de julho e 1 de agosto.


Na realidade, trata-se de um programa de entretenimento que para além do referido desfile compreende igualmente a realização de gincanas de carros e bicicletas de época, da “Grande Noite de Baile” da Casa de Chá, de exposições, cinema e animação com artes circenses. Tudo isto com o propósito de recrear todo o espírito vivido (na então “Vila de Santo Tirso”) na década de 50, segundo informações disponibilizadas pela autarquia tirsense.

O programa de entretenimento arranca no sábado, dia 31 de julho, às 21h00, com o desfile do Grupo de Bombos e da Fanfarra dos Bombeiros Tirsenses (a começar no coreto na Praça Conde S. Bento onde farão uma primeira parte, e desfilam até ao coreto da Praça D. Maria II, onde farão a segunda parte).

Tanto no sábado como no domingo, pelas 22 horas, vão decorrer sessões de cinema ao ar livre, na Praça Conde S. Bento, onde podem se vistos “Cidade de Santo Tirso no Século XX” e “Tempos Modernos”, um filme de Charlie Chaplin. À mesma hora, no Parque D. Maria II, estreia o espetáculo “Arco-Íris”.

A noite de sábado, a partir das 23h30, será também dedicada à música e à dança, com a “Grande Noite de Baile” na Casa de Chá. Na Praça Coronel Baptista Coelho, à mesma hora, tem lugar uma gincana de bicicletas antigas. Várias festas vão animando diferentes pontos da cidade. É o caso do Club Thyrsense, assim como muitos espaços comerciais que, excepcionalmente, vão abrir as suas portas entre as 00h30 e as 02 horas, para momentos de festa, com decorações a preceito, sempre a obedecer aos tradicionais anos 50. A agricultura, a indústria e o futebol são o tema de algumas exposições permanentes que pretendem também ilustrar o lado cultural dos tempos mais antigos.

No domingo, dia 1 de Agosto, os anos 50 continuam a ser o mote da festa e, pelas 14 horas, a abertura é assinalada com bombeiros, ranchos e grupos de teatro, a desfilarem e animarem as ruas da cidade.

Esperam-se cerca de 250 pessoas vestidas e trajadas a rigor, carros e personagens, que vão recriar o ambiente que se vivia naquele tempo. No domingo, decorre também uma feira anual, na Praça Conde S. Bento, dedicada à agricultura e aos Vinhos Verdes, que marcam e identificam o concelho de Santo Tirso. No Parque D. Maria II, a partir das 18h00, há uma gincana de automóveis como nos anos 50, seguindo-se um desfile pelas principais artérias da cidade.

À noite, a partir das 21 horas, haverá lugar para atividades circenses, animação pelo grupo Ruídos, dança cigana e artes de fogo. Às 22 horas, sobe ao palco o espetáculo “Arco-Íris”, junto à Casa de Chá. É aqui, no Parque D. Maria II, que, por volta das 23h30 se encerrará a iniciativa com um espetáculo de fogo-de-artifício.

Sem comentários: